A prefeitura de Camboriú trabalha desde sábado, dia 28, pelo interior da cidade visitando e monitorando as propriedades para garantir que a água das arrozeiras não seja represada e que o Rio Camboriú não seja obstruído. O secretário de Agricultura, Elcana Medeiros, e sua equipe estão visitando, pessoalmente diversos pontos para garantir que não falte água. Esse monitoramento também é feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa). Com a chuva desta quarta-feira, dia 1º, o nível do Rio Camboriú subiu, e está em 1,30 metros. Nessa semana chegou a 70 centímetros – nível considerado crítico.
O prefeito Elcio Rogério Kuhnen pediu que a equipe fique atenta e realiza o monitoramento constantemente. Durante a tarde dessa terça-feira, dia 31 e quarta-feira, dia 1º, várias localidades e propriedades foram visitadas. “Encontramos barragens, construídas com madeiras e outros objetos, retiramos tudo para garantir a vazão e o nível do rio Camboriú”, destaca Elcana. Também foram monitoradas as propriedades dos agricultores que firmaram o acordo de liberar a água represada para as arrozeiras, em caso de necessidade. Esse acordo foi firmado entre prefeituras de Camboriú, Balneário Camboriú e a Emasa e os rizicultores. Os produtores cederam uma área de 655 hectares de arrozeiras para reservar água, e serão indenizados porque abriram mão da chamada “safrinha”.
“Estamos focados na vigília, desconstruindo as barreiras encontradas no trajeto d´água. Estamos trabalhando para evitar o pior, neste momento de crise hídrica por conta da estiagem. O mais importante nesse momento é continuar o monitoramento e aguardar por mais chuva para aumentar o nível do rio”, ressalta o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen. Alguns pontos são obstruídos pelos próprios banhistas, que constroem barragens no rio.
Economize
Nessa época do ano, o calor e a quantidade de turistas na região, faz com que o consumo de água aumente. Além disso é um período de pouca a chuva. Todos devem se conscientizar e economizar água. Evite desperdício. Não lave calçadas, feche as torneiras enquanto ensaboa a louça, tome banhos rápidos e reaproveita água da máquina de lavar roupa.