A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou a remoção de arquivos físicos de suas secretarias. O processo começou pela Secretaria de Compras e Patrimônio, com a retirada de 3.100 caixas de documentos, que serão armazenados por uma empresa terceirizada, contratada por meio de licitação do CIS-Amfri. A mesma medida será adotada para as secretarias da Fazenda, Saúde e Educação.
A retirada dos arquivos físicos impactará a organização interna da Prefeitura. Parte do espaço liberado será utilizado para a criação da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov) e ampliação do Setor de Compras. Além disso, a Diretoria de Projetos Especiais será transferida para o segundo andar, e o gabinete do vice-prefeito será realocado.
Outra mudança anunciada pela Controladoria municipal é a possibilidade de envio online de documentos para servidores temporários (ACTs) que tenham tido vínculo com a Prefeitura nos últimos 12 meses. O objetivo é reduzir o uso de papel e agilizar processos administrativos.