Neste sábado (20), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promove um mutirão de combate à dengue no bairro das Nações. Este será o quarto mutirão desenvolvido pelo Município. O objetivo principal é conscientizar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito nas moradias do bairro.
Ao todo, foram feitas mais de 28 mil vistorias pelas residências e locais públicos da cidade neste ano. A equipe de endemias, em conjunto com a Fiscalização de Posturas, já promoveu 20 palestras de orientação e conscientização nas obras e construções do município até o momento. Entre as medidas adotadas pela Prefeitura no combate à doença está a criação do Centro de Referência e Atendimento à Dengue, mutirões e ações de conscientização em escolas.
Após Balneário Camboriú intensificar as ações, os registros semanais de casos positivos de dengue apresentaram queda. Do período de 12 a 19 de maio, foram 632 casos positivos da doença. Já entre 19 a 25 de maio, os casos registrados caíram para 311. Uma redução de 49%. Até o momento, o município contabiliza 3.255 casos de dengue e dois óbitos confirmados.
“Os nossos esforços no combate à dengue estão mostrando resultados. Ainda há caminho para se percorrer na eliminação do mosquito Aedes aegypti, mas esta é a prova de que a sensibilização e a mobilização de toda sociedade organizada para cumprir o seu papel surtiu efeito. Para continuarmos assim, não se esqueça de eliminar locais com água parada da sua residência ou estabelecimento”, pontua o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, localizado na Av. Palestina, nº 150, no Bairro das Nações. Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024, (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.