Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Prefeitura tem ações voltadas aos pescadores em Balneário Camboriú

Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia do Pescador

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia do Pescador. Atividade econômica e manifestação cultural que passa de geração em geração no litoral catarinense, a pesca artesanal em Balneário Camboriú tem apoio da Prefeitura Municipal através de convênio firmado com a Colônia de Pescadores Z7 desde de 2017, renovado anualmente, além de diversas ações voltadas ao incentivo a atividade e a cultura que representa.

LEIA TAMBÉM:
Balneário Camboriú registra 3 mortes por coronavírus em 24h

Este ano, para a safra da tainha que começou no dia 1º de maio e vai até 31 de julho, nove tendas montadas e devidamente identificadas, distribuídas pelas praias do Município onde a pesca ocorre, foram fornecidas pela prefeitura, que proporciona, ainda, o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Segurança, Turismo e Fundação Cultural para as atividades do setor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Prefeitura também participa dando apoio ao patrimônio imaterial da pesca incentivando as festividades temáticas, como a Festa do Pescador, o Arrancadão de Canoas Artesanais, Raízes de Taquaras e a Festa da Tainha.

“O trabalho que tem sido feito pelo Município em relação a pesca artesanal visa empoderamento dos pescadores para que acessem seus direitos e as políticas públicas voltadas para o setor, além do aumento da autoestima da comunidade, participação em projetos culturais, apoio e incentivo a esta tradição litorânea catarinense que aqui é tão marcante”, explica a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.

A lei nº 4.327, de 18 de outubro de 2019, declarou a pesca artesanal para captura de tainha patrimônio cultural imaterial de Balneário Camboriú.

Pontos de pesca em Balneário Camboriú

Praia Central: três pontos, na altura das ruas 3100, 3700 e 4000
Laranjeiras: meio da praia
Taquarinhas: canto norte
Taquaras: no meio da praia
Pinho: meio da praia
Estaleiro: ao lado posto salva-vidas
Estaleirinho: na altura da Rua Higino Pio

Exigências para conter o coronavírus são seguidas 

Em razão da pandemia de coronavírus (COVID-19), os pescadores devem cumprir as exigências da portaria nº 243, de 09/04/2020, da Secretaria de Estado de Saúde. Entre as exigências para conter a disseminação do vírus, estão o número máximo de pessoas na pesca, que não pode ultrapassar 20, e o uso de máscara. Além disso, ao fim da pescaria, as pessoas deverão se retirar imediatamente da praia, evitando aglomerações.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.