O presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João d´Ávila, alertou nesta segunda-feira, 22, que a situação da pandemia de covid-19 é gravíssima e coloca em risco real a vida das pessoas, por isso é necessário redobrar os cuidados com a higiene frequente das mãos, isolamento ou afastamento social e uso de máscara sempre que estiver fora de casa.
No final de semana, Balneário Camboriú chegou a ficar com apenas três leitos de UTI no Hospital Municipal Ruth Cardoso e um leito no Hospital da Unimed Litoral.
O Dr. Umberto lembra que os idosos e os portadores de comorbidades são especialmente vulneráveis aos efeitos da covid-19, por isso devem evitar sair de casa e manter contato com pessoas que não se cuidam contra a pandemia.
“Os serviços de saúde pública e privada estão à beira da exaustão, são quase 12 meses de pandemia, é preciso que as autoridades e a sociedade colaborem para estancar a volta da doença”, enfatizou o médico.
O presidente da Unimed Litoral disse não ser aceitável, após quase um ano de pandemia, Santa Catarina voltar a ter 15 das suas 16 regiões em situação gravíssima, porque as pessoas não tomam os devidos cuidados.
“Faltam poucas semanas para os idosos serem vacinados, não corram risco de morte agora, fiquem em casa mais um pouco, protejam-se” enfatizou o Dr. Umberto.