As reclamações de grandes filas nas seções eleitorais em vários municípios do estado foram consideradas como normais pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Brüggemann. “Este cenário nas eleições gerais é normal, porque temos cinco telas de votação. Além disso, houve um acréscimo no número de eleitores no estado, que são dois fatos que fazem com que o eleitor demore mais tempo na seção eleitoral. Quero dizer a todos que os eleitores que estiverem nos locais de votação até às 17h terão o seu direito de voto garantido, com a distribuição de senhas.”
Ele afirmou que a demora é normal e que logicamente vai influir no tempo de divulgação do resultado, mas que nada impede que as urnas que operam na normalidade continuem a fazer sua operação, compensando o atraso. O desembargador relata ainda que em Santa Catarina houve um acréscimo de 10% no número de eleitores em relação à eleição de 2020. “Temos no estado 5,4 milhões de eleitores nas seções votando.”
Para o presidente do TRE-SC, de um lado, o comparecimento em massa do eleitor é muito positivo para o processo eleitoral, mas a falta de anotação do número de candidatos é o que estaria retardando o voto. Segundo o presidente do TRE-SC, nenhum eleitor vai deixar de votar, serão distribuídas senhas e a votação ocorrerá normalmente.