De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram entre os dias 17 e 18 de novembro a instabilidade se mantém no Estado, com chuva intensa e temporais, que retornam ao estado no final do dia, associados ao Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a formação e passagem de uma frente fria.
No período, são esperados acumulados de chuva entre 80 -110 mm no Planalto Sul, 110 – 140 mm no Litoral Sul, 100 – 150 mm no Alto Vale, Grande Oeste e Grande Florianópolis e de 20 – 40 mm no Planalto Norte, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores associados aos temporais.
Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.
SITUAÇÃO HIDROLÓGICA
Ao longo da quinta-feira (16) e madrugada desta sexta-feira (17) foram registrados volumes de chuva significativos, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste na divisa com o Rio Grande do Sul. Nessas regiões, muitos municípios atingiram níveis de emergência e registraram diversas ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações graduais. Os níveis nessas regiões seguem em elevação, com subida expressiva nos municípios de Agrolândia, Trombudo Central e Pouso Redondo, região do Alto Vale do Itajaí.
Entre a sexta (17) e o domingo (19) o risco para alagamentos, enxurradas e inundações continua MUITO ALTO nas bacias hidrográficas nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste, sobretudo Bacia do Rio do Peixe, Rio Uruguai e Rio Itajaí-Açu, já nas bacias da região do Litoral Sul, Oeste e Extremo-Oeste o risco é ALTO e nas bacias das regiões do Litoral Norte e Planalto Norte o risco é BAIXO.
Sábado (18/11):
Tempo: variação de nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados começando pelo oeste e sul do estado, chegando as demais regiões a partir da tarde de forma mais isolada.
Temperatura: amena no oeste e sul do estado, com maior elevação e máximas próximas e acima de 30°C nas demais regiões.
Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: passagem de uma frente fria em SC, seguida de uma alta pressão.
Domingo (19/11):
Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia, na maioria das regiões de SC. No Planalto Norte e Litoral Norte ainda ocorrem pancadas de chuva e temporais localizados devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (20/11):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No Litoral Norte, condição de chuva fraca e isolada devido a circulação marítima. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, chuva bem isolada à tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.
Terça-feira (21/11):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados a partir da tarde devido um cavado.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)