Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Primeira onda de frio de 2022 traz a neve para SC nesta semana

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança da Argentina em direção ao Sul do Brasil nesta segunda-feira, 16

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança da Argentina em direção ao Sul do Brasil nesta segunda-feira, 16, provocando declínio acentuado de temperatura. Essa é a primeira onda de frio de 2022, que vai manter as baixas temperaturas em Santa Catarina durante a semana, da segunda-feira, 16, ao sábado, 21, favorecendo a condição de neve e/ou chuva congelada e geada.

Quando vai ter NEVE?

Os meteorologistas da Epagri/Ciram confirmam a previsão divulgada na semana passada, que aponta a primeira neve do ano em SC ocorrendo entre a terça (17/05) e madrugada de quinta-feira (19/05). As baixas temperaturas, de -1°C a 5°C, aliadas à elevada umidade do ar (tempo úmido), trazem a combinação perfeita para a ocorrência do fenômeno. E desta vez, além dos moradores do Planalto Sul, mais acostumados com a neve, quem mora em municípios altos do Extremo Oeste ao Meio-Oeste também pode se preparar para a possibilidade de presenciar o fenômeno na terça-feira (17/05).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agricultor já sabe: depois da neve vem a geada

A condição de geada fica para os dias seguintes, 20 e 21/05, com temperatura mínima negativa nas áreas altas em boa parte de SC, quando a combinação será de temperatura baixa e baixa umidade do ar (tempo seco).

Previsão do tempo

Terça-feira (17/05):
Tempo: mais nuvens com chuvisco do Extremo Oeste ao Planalto Sul, com condição de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas dessas regiões. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a oeste, intensificando no decorrer do dia, moderado a forte, com rajadas persistentes de 60 a 80 km/h do Meio-Oeste ao Litoral.
Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar avançando pelo Sul do Brasil. Ciclone subtropical próximo ao litoral do Uruguai e RS.

Quarta-feira (18/05):
Tempo: mais nuvens com chuvisco do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com condição de chuva congelada e/ou neve especialmente nas áreas altas do Planalto Sul. Na Grande Florianópolis, nebulosidade variável com chuva isolada. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a sul, mais intenso do Planalto ao Litoral, com rajadas persistentes de 60 a 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

Quinta-feira (19/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens, chuviscos e nevoeiros na madrugada e início do dia, com chance chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (20/05):
Tempo: ensolarado e frio em SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado, com geada nas altas.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.