As primeiras cabines da Roda Gigante já estão sendo instaladas e junto com elas aumenta a curiosidade de moradores e visitantes de Balneário Camboriú. O cenário que compõe o pontal norte já é um dos mais fotografados da cidade. “Estamos bastante felizes com essa nova e importante etapa, que possibilitará visualmente vermos ela tomando forma e proporção definitiva”, conta o sócio-diretor Erondi Roveda.
+ Semana encerra com 355 casos ativos de covid-19 em BC
A roda gigante vai receber 36 cabines que foram produzidas na Europa. Cada uma com aproximadamente 600 kg e capacidade para seis pessoas sentadas. “A fixação das cabines inicia agora, mas os trabalhos nelas já ocorrem há mais de um mês, com a instalação de diversos sistemas, como de interfonia e CFTV da Intelbras, wi-fi e sinalização digital”, explica o sócio-fundador Cícero Fiedler.
Esta etapa da montagem também exige bastante da engenharia e vai chamar ainda mais atenção do público, como explica o engenheiro da obra, Marcelo Anderle. “Começamos com a instalação dos suportes das cabines. Eles foram posicionados em partes, sempre uns 10 a 15 itens primeiro na parte inferior e depois movimentados até a parte superior para a colocação de mais itens, para sempre manter o equilíbrio da roda. E com as cabines acontece a mesma coisa. Colocamos de 4 a 5 cabines, empurramos a roda pra cima e colocamos mais cabines, assim sucessivamente mantendo o equilíbrio, até completar a instalação da última”.
Todas as cabines estão aptas a receber cadeirantes, assim como todo o complexo turístico, que terá acesso livre do público. O passeio na roda gigante vai ser limpo, silencioso e seguro com uma volta estimada em 20 minutos. A ideia é que os visitantes possam viver uma nova experiência e apreciar cada detalhe do cenário composto por mata atlântica, mar e a praia de Balneário Camboriú.
INGRESSOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento da maior Roda Gigante Estaiada da América Latina, do complexo turístico e os valores dos ingressos vão ser divulgados nas próximas semanas. “Os preços serão acessíveis e com desconto especial para quem comprar pela internet até 24h antes do passeio, e ainda poderá marcar o horário da visita. Com isso o acesso à roda gigante será mais rápido, sem precisar esperar na fila”, relata o sócio-diretor, Ricardo Fiedler.
O visitante também vai poder fazer um passeio noturno e ver o skyline de Balneário Camboriú iluminado e ainda mais bonito. Além disso, durante à noite a roda gigante vai ter iluminação especial e com um show de luzes diário, sempre no mesmo horário. Um atrativo a mais a turistas e moradores.
PRÓXIMA ETAPA
A roda gigante com 65m de raio e com uma altura total de 82m acima do nível do mar, deve estar concluída na primeira quinzena de novembro. “As próximas etapas serão de testes, onde faremos todas as simulações de esforços, para então iniciarmos os processos de validação dos sistemas mecânicos e elétricos”, finaliza o engenheiro da obra Marcelo Anderle.
A inauguração está mantida para a primeira quinzena de dezembro. A programação está sendo definida e em breve será divulgada. A nova atração vai incrementar o turismo de Balneário Camboriú e de toda a região num momento bem importante para a retomada do setor. A roda gigante terá capacidade para atender até oito mil pessoas por dia. Já por ano, a estimativa é receber de 450 mil a 600 mil pessoas.
Vai ser interessante acompanhar o caos no transito na região (somando a isto quando abrir a loja da Havan na barra norte).
Prefeitura deve ter feito um belo estudo de impacto na mobilidade urbana da barra norte…..já até inverteram mãos de tráfego para atender a investimento privado.