Quando os homens brancos, e de origem portuguesa, chegaram aqui representados por Baltazhar Pinto Corrêa e Antônio Rosa, nossa região já era habitada por indígenas, comprovado pelos muitos sambaquis aqui localizados. Esta população primera foi reduzida a partir do século XIX pelos embates com os homens brancos que vieram para cá.
A inicial ocupação “branca” do território de Camboriú não se deu pelos açorianos trazidos para ocupar a Ilha de Desterro (Florianópolis). É que aqueles colonos deveriam ficar em locais mais próximos uns dos outros para, deste modo, ali fundarem povoações de cerca de 60 casais, a medida que fossem chegando. Nossos portugueses vieram de modo indireto oriundos, ou não, daqueles casais habitantes da Baía das Garoupas, de Santos e de outras localidades.
Em 1836, Thomaz Francisco Garcia, chegou aqui com a família e alguns escravos, para implantar a sua Vila. Garcia então é reconhecido como o fundador de Camboriú.
Mas a cidade pertencia a outro Município, (essa parte da história vai ficar para amanhã). A criação de Camboriú, ainda no tempo do Império de D, Pedro II, se deu por meio da Lei Provincial nº 1.076, de 5 de abril de 1884. Sua instalação foi 15 em janeiro de 1885. Este dia era consagrado a Santo Amaro, na época padroeiro do lugar. Apesar da data da instalação, o dia do Município passou a ser o da sua criação, 5 de abril, data em que comemoramos o aniversário da cidade.
O primeiro prefeito assumiu em 1885, época do Império. O segundo em 1887 até 1890, ainda Império. Mas em 1889, houve a Proclamação da República, e no ano seguinte assume o primeiro prefeito republicano.
Vamos ver se você pode ser considerado camboriuense mesmo. Você sabe quem foi o primeiro prefeito de Camboriú, em 1885? Responda no facebook e compartilhe com os amigos.
Fonte: livro a ser publicado “AS VILLAS DE THOMAZ FRANCISCO GARCIA”, de José Angelo Rebello.