Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Produtor de Água: 4 propriedades são vistoriadas nesta semana

Nesta segunda e terça (27 e 28), a equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú vistoriou quatro propriedades, localizadas no Caetés e Vila Conceição

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Nesta segunda e terça-feira (27 e 28), a equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú vistoriou quatro propriedades, localizadas no Caetés e Vila Conceição. Visando a garantia do fornecimento de água, os proprietários participantes do projeto desenvolvem ações para recuperação e conservação das nascentes, matas nativas e outras áreas importantes para a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú.

A propriedade de José Rodolfo Bernardes foi uma das vistoriadas na segunda-feira. Localizada no Caetés, o produtor rural se juntou ao projeto em 2018, inserindo 460 hectares de área com características de conservação de florestas e mananciais e 22ha de restauração, dos 641 hectares que totalizam a área da propriedade. “Durante a visita, o produtor solicitou a inserção de mais terras no projeto. Combinamos de fazer uma nova visita para mapear a área que será inserida”, menciona a engenheira Ambiental, Rafaela Santos. Também na segunda foi vistoriada a propriedade de Erasmo da Silva, na Vila Conceição, que possui 17 hectares de área total, sendo 10ha com características de conservação de florestas e mananciais.

LEIA TAMBÉM:
Projeto abordará proibição de cães na praia do Estaleiro

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já na terça-feira, mais duas propriedades foram vistoriadas, entre elas, do Ciro Jacobsen na Vila Conceição, que inseriu no Produtor de Água desde 2016, 121 hectares de conservação de florestas e mananciais, dos 129 ha de área total. Localizada no Caetés, a propriedade de Volnei Corsani, também recebeu a visita da equipe, que vistoriou os 9 hectares de área com características de conservação de florestas e mananciais, dos 24 hectares de área total da propriedade.

De acordo com a responsável pelo programa, todas as propriedades vistoriadas estavam de acordo os requisitos do programa para a liberação do auxílio financeiro. “Aproveitamos as visitas para entregar a placa de homenagem feita aos Guardiões da Água, em comemoração dos 10 anos do Produtor de Água que ocorreu em novembro do ano passado. Como nem todos os produtores rurais puderam estar na cerimônia, estamos entregando durante as vistorias”, completou Rafaela.

Sobre o Produtor de Água

Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Produtor de Água do Rio Camboriú em 2009. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Até o momento, o projeto conta com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 60,20 hectares em processo de restauração.

As vistorias acontecem semestralmente para confirmar se as condicionantes do programa estão sendo cumpridas e efetuar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), calculado pela área inserida. Quando necessário, auxiliam os proprietários com orientações sobre restaurações da região, plantio de mudas, cercamentos, regeneração, adubação e outros serviços necessários para a recuperação do território.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.