Na semana em que completou 10 anos, trabalho não faltou para a equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú, que vistoriou pela primeira vez uma das propriedades parceiras do projeto. Localizada na Vila das Pedras, o produtor Arlindo Fronza aderiu ao programa no segundo semestre de 2019, para contribuir com ações para a recuperação das áreas de preservação permanentes às margens do Rio Camboriú.
O proprietário inseriu 44,56 hectares de área com características de conservação de florestas e mananciais, da área total de aproximadamente 51,91 hectares. Segundo a engenheira ambiental Rafaela Santos, a visita foi positiva. “Não foram observadas irregularidades durante a vistoria. Sendo assim, o proprietário está apto para receber o auxílio pelos serviços ambientais prestados”, pontua Rafaela.
As áreas inseridas no Produtor de Água precisam manter-se dentro dos critérios exigidos pelo programa para a liberação do auxílio financeiro aos produtores rurais, por isso são realizadas vistorias semestrais nas propriedades participantes.
Sobre o Produtor de Água
O Produtor de Água do Rio Camboriú prevê ações de conservação da vegetação nativa e restauração de áreas degradadas, por meio de auxílios financeiros aos proprietários que integram o programa. As vistorias em cada propriedade participante, ocorrem a cada seis meses para liberar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), calculado pela área inserida. Até o momento, a iniciativa conta com 27 propriedades parceiras e possui 1154,28 hectares de área conservada, além de 60,20 hectares em processo de restauração.