Nesta quinta-feira (03), ocorreu a atividade do programa Defesa Civil nas Escolas, parceria entre a Defesa Civil Estadual e Municipal, Secretaria de Educação e o Instituto Federal Catarinense (IFC). A atividade reúne alunos dos 6º anos das escolas C.E.M Antônio Lúcio e C.EM Jardim Iate Clube, que conheceram a estrutura física do local e as ações que são praticadas durante o dia.
Em 2018, o programa teve a participação de quase 100 alunos e professoras e a estimativa desse ano é de 90 estudantes do Antônio Lúcio e 72 do Jardim Iate Clube façam parte da ação. “O objetivo é que os adolescentes tenham capacidade de perceber o que é uma situação de risco e como agir para prevenção de problemas que possam acontecer, como deslizamentos de terra, desabamentos e enchentes, e, assim, multiplicar o conhecimento adquirido com a família e comunidade onde vivem”, fala o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo.
Os professores das escolas participantes do projeto realizam a capacitação no IFC e recebem orientação pelo sistema “moodle”, um ambiente virtual específico para aprendizagem. “Dentro dessa plataforma, existem acompanhamentos dos professores, tarefas, dinâmicas e desafios. É feito todo esse preparo para que os professores passem para os alunos”, observa Fabrício.
No fim do ano, ainda será realizado uma formatura para os alunos e professores que participaram do programa. Após receberem a certificação, os participantes estão aptos a repassarem as informações que obtiveram ao longo de todos os módulos e também compartilhar experiências.