18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Programa JACAMASA é lançado nas escolas de BC

A próxima escola a receber o Programa será o CEM Vereador Santa, nesta quinta-feira (22)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Hospital da Unimed Litoral conquistou a QMentum, sua primeira certificação internacional

A metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, utilizando critérios globais de validação

UniAvan oferece grátis fisioterapia para pacientes de redesignação sexual

Projeto Fisiotrans é pioneiro no país e busca atender transexuais no pré e pós-operatório
Siga-nos no Google News

Cerca de 60 alunos do Centro Educacional Municipal Dona Lili esperavam ansiosos pela equipe e o mascote do Programa de Educação Ambiental JACAMASA. As turmas do 4° e 5° ano, foram as primeiras das 16 escolas da Rede Municipal que irão receber no 2º semestre o programa desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente. O lançamento do JACAMASA nas Escolas aconteceu nesta terça-feira (20).

De maneira interativa e dinâmica, com o auxílio de vídeos, slides e exemplos do dia a dia, os operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, ensinam sobre preservação dos recursos hídricos, tratamento de água e esgoto, saneamento básico e manutenção da rede coletora. Com os olhos atentos a cada informação que recebiam, os alunos interagiam e respondiam sem hesitação, relatando suas experiências e atitudes em casa.

“Ficamos impressionados com a interação dos alunos, que sempre tinham perguntas e histórias para contar sobre o tema abordado”, diz Hilário, mencionando que a expectativa é boa, pois puderam perceber o que envolve mais as crianças, podendo aperfeiçoar ainda mais as palestras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O momento mais esperado foi a chegada do mascote JACAMASA, que em grande estilo, o jacaré-de-papo-amarelo, chegou cantando e dançando a sua música “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente, vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”. Em seguida, com a ajuda do amigo da Emasa, os operadores fizeram uma brincadeira com perguntas sobre o tema e distribuição de brindes. A euforia e sentimento de competitividade tomou conta das turmas, e a cada resposta certa, ganhavam uma caneca com o desenho do JACAMASA.

O aluno Thales Bernardo N. C. Mendes, conta que gostou da palestra e aprendeu muito, principalmente sobre o cuidado com a água, “Agora que aprendi a importância da água para nossas vidas e do trabalho que a Emasa faz, vou cuidar melhor da água e contar para meus pais também”.

Além de conscientizar a respeito de práticas sustentáveis, o uso consciente da água e a importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário, o Programa de Educação Ambiental têm o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos. “Conscientizando os menores, eles acabam informando os pais e isso vira um ciclo”, afirma o professor de uma das turmas, Anderson da Silva.

Após a palestra dos operadores, os alunos trabalharão em sala de aula com o auxílio dos professores sobre o tema, desenvolvendo atividades artísticas, histórias, e textos para participar do Concurso JACAMASA. “Os trabalhos farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta e as melhores criações, serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano”, explicou a coordenadora do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. Cada professor responsável pelas turmas envolvidas, recebeu um Tablet para valorizar e auxiliar o trabalho desenvolvido em sala de aula. A próxima escola a receber o Programa será o CEM Vereador Santa, nesta quinta-feira (22)


CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

22/08/19 – CEM VEREADOR SANTA – 02 turmas
27/08/19 – CEM TAQUARAS – 02 turmas
03/09/19 – CEM NOVA ESPERANÇA – 02 turmas
05/09/19 – CEM DONA LILA – 01 TURMA
10/09/19 – CEM GIOVANIA DE ALMEIDA – 01 turma
12/09/19 – CEM ANTÔNIO LÚCIO – 02 turmas
17/09/19 – CEM PRESIDENTE MÉDICI – 02 turmas
19/09/19 – CEM IATE CLUBE – 02 turmas
24/09/19 – CEM TOMAZ F. GARCIA – 02 turmas
26/09/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 turmas
01/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 turmas
03/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 turmas
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 turmas
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 turmas
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 turmas

PUBLICIDADE

eleições 2020

Propaganda eleitoral antecipada: editores de página são condenados

Cada um dos três administradores terá que pagar multa no valor de R$5 mil

Com covid, candidato a prefeito Ney Clivati (Novo) é internado na UTI

Entubado, equipe informou a suspensão das atividades da candidatura
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

215,753CurtidasCurtir
49,000SeguidoresSiga
4,600SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!