18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Programa JACAMASA visita alunos do CEM Vereador Santa

Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

Quem recebeu o jacaré-de-papo-amarelo nesta quinta-feira (22), foram os alunos do Centro Educacional Municipal Vereador Santa, de Balneário Camboriú . As turmas de 4º e 5º ano, tiveram uma tarde de aprendizado com o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA, que irá visitar 16 escolas no segundo semestre de 2019. Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação.

As turmas de 4º e 5º ano, tiveram uma tarde de aprendizado com o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA, que irá visitar 16 escolas no segundo semestre de 2019. Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação.

O Programa de Educação Ambiental, além de conscientizar sobre práticas sustentáveis, água, funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e saneamento, têm o intuito de estimular responsabilidade e iniciativa, demonstrando que pequenas atitudes geram grandes consequências.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ápice foi a chegada do JACAMASA, que com muita diversão cantou e dançou a sua música, que convida as crianças para ajudá-lo a cuidar do meio ambiente. Em seguida, os alunos participaram de uma atividade com perguntas sobre os conteúdos abordados e distribuição de canecas com o desenho do jacaré, para cada resposta certa. Os alunos Ágatha e Arthur da 4° série se divertiram com a apresentação. “Descobrimos coisas novas, como o óleo que tem que ser guardado e não pode ser jogado na pia”, destaca Artur. “O lixo é só no lixeiro, não no esgoto”, disse Ágatha.

O agito continuou com mais música do JACAMASA, e nem as professoras conseguiram escapar da brincadeira, e se juntaram com o amigo da EMASA para dançar. A professora Márcia M. Masutti Schossler gostou muito do programa, já que, segundo ela, se torna uma oportunidade de aprofundar os conceitos desenvolvidos em sala de aula. “A palestra foi clara e acessível, além de esclarecer o funcionamento da Emasa e sua importância”.

Após a palestra dos operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, com o auxílio de vídeos, infográficos, imagens e exemplos do cotidiano, os alunos trabalharão em sala de aula com o auxílio de seus professores, elaborando atividades textuais, artísticas ou outras, relacionadas com os assuntos tratados durante a tarde que passaram juntos, para participar do Concurso JACAMASA. “Os trabalhos farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta e as melhores criações serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano”, explicou Hilário. Os professores responsáveis pelas turmas envolvidas receberam um tablet para valorizar e ajudar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

O programa desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente, foi remodelado e planejado por meses. “Realizamos reuniões com a Secretaria de Educação, técnicos da Emasa, educadores do Terra Limpa, e as atividades foram elaboradas atendendo proposta pedagógica”, completou Viviane. Os professores receberam capacitação em junho deste ano e agora o programa está na 2° etapa, a palestra com as crianças.

CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

27/08/19 – CEM TAQUARAS – 02 turmas
03/09/19 – CEM NOVA ESPERANÇA – 02 turmas
05/09/19 – CEM DONA LILA – 01 TURMA
10/09/19 – CEM GIOVANIA DE ALMEIDA – 01 turma
12/09/19 – CEM ANTÔNIO LÚCIO – 02 turmas
17/09/19 – CEM PRESIDENTE MÉDICI – 02 turmas
19/09/19 – CEM IATE CLUBE – 02 turmas
24/09/19 – CEM TOMAZ F. GARCIA – 02 turmas
26/09/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 turmas
01/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 turmas
03/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 turmas
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 turmas
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 turmas
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 turmas

PUBLICIDADE

BC teve final de semana com praia cheia, mas permanência em praias continua proibida em SC

A dúvida sobre a liberação foi levantada por moradores e turistas que presenciaram a praia cheia

Hóspede comete suicídio em banheiro de hotel de Balneário Camboriú

Esse seria o 9° suicídio ocorrido em Balneário Camboriú em 2020
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

213,911FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!