Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Programa JACAMASA visita alunos do CEM Vereador Santa

Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Quem recebeu o jacaré-de-papo-amarelo nesta quinta-feira (22), foram os alunos do Centro Educacional Municipal Vereador Santa, de Balneário Camboriú . As turmas de 4º e 5º ano, tiveram uma tarde de aprendizado com o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA, que irá visitar 16 escolas no segundo semestre de 2019. Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação.

As turmas de 4º e 5º ano, tiveram uma tarde de aprendizado com o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA, que irá visitar 16 escolas no segundo semestre de 2019. Na próxima terça-feira (27), será a vez do CEM Taquaras receber a apresentação.

O Programa de Educação Ambiental, além de conscientizar sobre práticas sustentáveis, água, funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e saneamento, têm o intuito de estimular responsabilidade e iniciativa, demonstrando que pequenas atitudes geram grandes consequências.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ápice foi a chegada do JACAMASA, que com muita diversão cantou e dançou a sua música, que convida as crianças para ajudá-lo a cuidar do meio ambiente. Em seguida, os alunos participaram de uma atividade com perguntas sobre os conteúdos abordados e distribuição de canecas com o desenho do jacaré, para cada resposta certa. Os alunos Ágatha e Arthur da 4° série se divertiram com a apresentação. “Descobrimos coisas novas, como o óleo que tem que ser guardado e não pode ser jogado na pia”, destaca Artur. “O lixo é só no lixeiro, não no esgoto”, disse Ágatha.

O agito continuou com mais música do JACAMASA, e nem as professoras conseguiram escapar da brincadeira, e se juntaram com o amigo da EMASA para dançar. A professora Márcia M. Masutti Schossler gostou muito do programa, já que, segundo ela, se torna uma oportunidade de aprofundar os conceitos desenvolvidos em sala de aula. “A palestra foi clara e acessível, além de esclarecer o funcionamento da Emasa e sua importância”.

Após a palestra dos operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, com o auxílio de vídeos, infográficos, imagens e exemplos do cotidiano, os alunos trabalharão em sala de aula com o auxílio de seus professores, elaborando atividades textuais, artísticas ou outras, relacionadas com os assuntos tratados durante a tarde que passaram juntos, para participar do Concurso JACAMASA. “Os trabalhos farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta e as melhores criações serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano”, explicou Hilário. Os professores responsáveis pelas turmas envolvidas receberam um tablet para valorizar e ajudar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

O programa desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente, foi remodelado e planejado por meses. “Realizamos reuniões com a Secretaria de Educação, técnicos da Emasa, educadores do Terra Limpa, e as atividades foram elaboradas atendendo proposta pedagógica”, completou Viviane. Os professores receberam capacitação em junho deste ano e agora o programa está na 2° etapa, a palestra com as crianças.

CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

27/08/19 – CEM TAQUARAS – 02 turmas
03/09/19 – CEM NOVA ESPERANÇA – 02 turmas
05/09/19 – CEM DONA LILA – 01 TURMA
10/09/19 – CEM GIOVANIA DE ALMEIDA – 01 turma
12/09/19 – CEM ANTÔNIO LÚCIO – 02 turmas
17/09/19 – CEM PRESIDENTE MÉDICI – 02 turmas
19/09/19 – CEM IATE CLUBE – 02 turmas
24/09/19 – CEM TOMAZ F. GARCIA – 02 turmas
26/09/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 turmas
01/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 turmas
03/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 turmas
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 turmas
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 turmas
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 turmas

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.