Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Projeto declara a pesca artesanal da tainha como patrimônio imaterial do município

De acordo com o projeto, constituem, como principal caraterística da pesca artesanal para captura de tainha, suas canoas, redes, ranchos de apoio e a função dos pescadores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Projeto de Lei Ordinária 107/2019 foi apresentado em primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (02) da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

A proposição, de autoria do vereador David La Barrica (PSB), declara patrimônio cultural imaterial do município de Balneário Camboriú a pesca artesanal para captura de tainha (mugili liza).

A justificativa do PLO ressalta que “a pesca artesanal da tainha é uma característica da identidade cultural de todo o nosso litoral e, até hoje, o trabalho é passado de geração em geração, mantendo assim uma tradição de séculos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o projeto, constituem, como principal caraterística da pesca artesanal para captura de tainha, suas canoas, redes, ranchos de apoio e a função dos pescadores. Todos esses elementos são descritos no texto, que também afirma que cabe ao Poder Público Municipal instituir ações de incentivo, manutenção, promoção e salvaguarda da atividade.

A Unesco, citada na justificativa do PLO, define como patrimônio cultural imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Ainda não há data prevista para que o projeto volte à pauta para ser votado em plenário.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.