Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Qual a espécie do tubarão visto em Balneário Camboriú?

Vídeos mostram o animal nadando calmamente próximo ao molhe da Barra Sul

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Nesta quinta-feira, 16, um tubarão foi flagrado na Praia Central de Balneário Camboriú. Vídeos mostram o animal nadando calmamente próximo ao molhe da Barra Sul e levantaram a curiosidade sobre a espécie do tubarão.

As narrações das filmagens dizem que o animal é um tubarão-martelo. Questionada sobre a espécie do animal a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, relatou, “Não posso afirmar qual espécie, só vi um vídeo. Falam que pode ser tubarão martelo, outros tubarão Cação-mangona”.

A redação do Camboriú News conversou com a bióloga Ingrid Hyrycena dos Santos, fundadora do Projeto Tubarão realizado na Praia Central de Balneário Camboriú e auxilia na preservação de espécies marinhas em extinção, em especial tubarões e raias. Ingrid trabalha voluntariamente com os pescadores na Praia Central, empurrando canoas, carregando balaio de peixe e retirando peixes das redes, e em troca, quando são capturam animais das espécies que ela estuda, os pescadores chamam a bióloga. Quando os animais encontram-se sem vida viram material de estudo e quando estão vivos recebem os cuidados necessários e são devolvidos ao mar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela afirmou que o animal do vídeo pode ser um tubarão-martelo, “É uma espécie que já encontrei filhotes em Balneário Camboriú, tenho registros desde 2018 de filhotes no verão”.

Segundos os registros da bióloga, filhotes do tubarão-martelo foram capturados em rede de pescas na Praia Central nas seguintes datas:

  • 15/12/2018: dois filhotes de tubarão martelos
  • 16/11/2020: um filhote de tubarão martelo
  • 04/12/2020: um filhote de tubarão martelo
  • 30/01/2021: um filhote de tubarão martelo

Desses, apenas o filhote capturado em 30 de janeiro de 2021 estava vivo e foi devolvido no mar.

A bióloga ainda reforça que através de fotos e vídeos é foi possível identificar a espécie do tubarão pela suas nadadeiras dorsais e caudal bem características do tubarão-martelo.

Já a prefeitura de Balneário Camboriú divulgou uma nota sobre o caso e tratam o animal como tubarão ou cação. Segundo a administração pública, há monitoramento constante da enseada por equipes de biólogos e oceanógrafos que rapidamente se deslocam para os locais onde algum animal marinho de maior porte é avistado. Porém neste caso quando a equipe chegou ao local o animal já havia nadado em direção ao alto mar e não foi mais avistado.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.