O relatório de balneabilidade das praias divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira, 28, apontou que 06 dos 10 pontos analisados na Praia Central estão impróprios para o banho. No total, Balneário Camboriú registra 07 pontos com balneabilidade negativa e 08 pontos próprios para o banho.
Confira os pontos impróprios para banho em Balneário Camboriú:
- Praia Central no Pontal Norte
- Praia Central em frente a rua 2.500
- Praia Central em frente a rua 2.000
- Praia Central em frente a rua 1.400
- Praia Central em frente a rua 51
- Lagoa de Taquaras
- Praia Central em frente à Rua 4000
Confira os pontos próprios para banho em Balneário Camboriú:
- Praia Central na Barra Sul em frente à Rua 4900
- Praia Central em frente a rua 3.500
- Praia Central em frente à Rua 3000
- Praia Central em frente a rua 1.001
- Laranjeiras (meio da praia)
- Taquaras em frente à Escola Municipal
- Estaleiro entre ruas Domingos Fonseca e Napoleão Vieira
- Estaleirinho frente à Rua Jose Amaro da Cunha
As coletas foram realizadas em 24 de janeiro. O histórico das coletas realizadas pode ser conferido aqui: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.
O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o litoral catarinense e faz parte das ações da Operação Verão Mais Seguro, lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para garantir bem-estar à população durante a temporada.
Relatório da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA)
Os últimos relatórios de balneabilidade divulgados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) – referente as coletas dos dias 19, 21 e 24 de janeiro – tiveram resultado positivo para todos os pontos analisados, exceto a Lagoa de Taquaras.
Os 15 pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte.
O IMA é o órgão oficial e como tal merece confiabilidade e credibilidade.
Demais análises encomendadas devem ser desconsideradas.
E o prefeito não deveria gastar com análises, quando tem o oficial encarregado. Use este dinheiro para rastrear os esgotos que emporcalham o rio Marambaia.