A tubulação principal que traz areia nova da draga Galileo Galilei para a obra de recuperação da Praia Central será reposicionada neste sábado (16). Este reposicionamento que vai trazer a ponta de terra da tubulação da altura da Rua 3700, onde está hoje, para a orla na altura da Rua 1800, era para ter sido feito no final da semana passada, mas as condições de maré não permitiram a operação, que exige a flutuação da linha de tubos e utilização de quatro rebocadores para o reposicionamento.
Com o trabalho de recuperação praia alcançando já a altura da Avenida Alvin Bauer, o reposicionamento precisa ser feito para que a partir dele, se chegue até o Pontal Norte. A previsão é de que neste sábado haja condições adequadas de maré e climáticas para reposicionar a linha. Caso a previsão não se concretize, a operação será feita na segunda-feira (18). Enquanto isso, a draga Galileo Galilei fica ancorada na enseada e deve participar, também, da operação de reposicionamento da linha.
Este reposicionamento da ponta da tubulação principal da 3700 até a 1800 é necessário para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte.
A previsão para término desta obra de preenchimento é novembro deste ano.