Desde agosto, os pontos que acumulam resíduos nos costões de Balneário Camboriú estão sendo identificados e limpos. O trabalho é feito pela Univali, contratada para o serviço por meio de um chamamento público aberto pela Secretaria do Meio Ambiente.
Nos três primeiros pontos investigados, localizados nos costões entre o Rio Camboriú e a Praia de Laranjeiras, foram recolhidos 519,3 quilos de resíduos. A quantidade maior estava emersa: 362,8 quilos. Submersos, foram encontrados 156,5 quilos. Entre os materiais retirados dos costões, predominam sacos plásticos, tampinhas de garrafas, fragmentos de vidro ou cerâmica, garrafas pet e material de pesca.
O trabalho, a cargo do Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar da Univali, segue em outros pontos, de um total de 13. O resultado vai compor uma pesquisa para embasar ações de educação ambiental com os pescadores.
Repassado pelo Ministério Público Federal para o desenvolvimento de projetos ambientais, o recurso para a contratação foi de R$ 74.610. O dinheiro é proveniente de um acordo judicial assinado pelo Município com a Justiça Federal.
Parabéns aos resposáveis por esta nobre iniciativa!
BC precisa urgente de educação ambiental, não só nas escolas, mas no dia à dia e também para turistas que pensam estar em ”terra de ninguém”.