Na madrugada deste Natal, cidades em todo o Brasil registraram encontros de motociclistas que geraram desordem pública e perturbação. Segundo a Polícia Militar (PM), esses eventos, organizados via grupos de WhatsApp, têm se tornado frequentes, com motocicletas de escapamento adulterado realizando manobras perigosas e acelerando até o corte do giro.
Em cidades como Cuiabá, operações de segurança resultaram na apreensão de 15 motos e na aplicação de 105 multas. Já em Camboriú e Balneário Camboriú, a situação foi mais contida, com abordagens realizadas pela PM, mas sem números exatos divulgados. A corporação informou apenas que “diversas motos foram abordadas e autuadas” e que um motociclista foi preso.
Na Marginal Oeste, um jovem de 18 anos tentou fugir de uma guarnição, mas foi perseguido e detido. Ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação e sua motocicleta Honda CG tinha a placa adulterada com fita isolante. Diante das irregularidades, foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais.
Os participantes dos eventos usaram redes sociais para exibir manobras radicais e até perseguições policiais das quais escaparam ilesos. Além disso, um novo encontro está sendo organizado para a virada do ano, no dia 31 de dezembro.
A PM informou que está monitorando a situação e identificando os envolvidos, que poderão ser responsabilizados criminalmente e autuados pelas infrações de trânsito cometidas.