Notice: Undefined index: color-1-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Notice: Undefined index: color-2-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Rosan da Rocha renuncia ao Lar dos Idosos e acusa Claudir Maciel de gestão política e ilegalidades

Após oito anos de trabalho voluntário, ex-promotor denuncia queda no cuidado aos internos, indicações políticas e suposta manobra irregular do secretário da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O ex-promotor de justiça Rosan da Rocha anunciou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais no domingo, 30 de março, que renunciou ao cargo de administrador voluntário do Lar dos Idosos São Vicente de Paula, em Balneário Camboriú. Após oito anos atuando sem remuneração na administração da instituição, Rosan declarou que tomou a decisão devido ao que classificou como condutas “irregulares e ilegais” na atual gestão da Secretaria da Pessoa Idosa, sob o comando de Claudir Maciel.

“Pessoal, venho aqui falar com vocês uma situação séria, importante que está acontecendo. E eu preciso me reportar e dizer que eu não sou mais o administrador voluntário do Lar dos Idosos. Então tudo que acontece no Lar hoje não está mais sob a minha responsabilidade”, iniciou Rosan em seu vídeo.

Segundo ele, a mudança ocorreu após a posse do novo secretário da Pessoa Idosa, quando começaram a surgir condutas que, segundo o ex-promotor, “prejudicam o andamento do Lar”. Rosan relatou que já havia informado a situação ao procurador-geral do município, ao gabinete da prefeita Juliana Pavan, e que também levaria o caso ao Ministério Público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Com a entrada, com a posse do novo secretário da Pessoa Idosa, começou a surgir uma série de condutas que prejudicam o andamento do Lar, inclusive com conduta irregular e ilegal. Que eu, com a índole que eu tenho, com a história que eu tenho no Ministério Público e na cidade, jamais vou compactuar com isso.”

Rosan criticou a indicação de uma funcionária para a coordenação do Lar dos Idosos, afirmando que a mesma não teria preparo técnico para a função. “Claudir Maciel acabou de indicar pra estar no Lar cuidando do Lar dos Idosos de 45 idosos e 40 funcionários, 24 horas por dia, uma moça que não tem culpa nenhuma, mas não tem condições de cuidar. Porque não conhece a administração de Lar de idoso. Não sabe. E, pior, recém entrou na prefeitura. Está ainda em estágio probatório. É de um amadorismo que ele faz impressionante.”

O ex-promotor também destacou a queda na qualidade do cuidado prestado aos idosos e fez um apelo público para que os familiares dos internos, vereadores e a prefeita Juliana Pavan fiscalizem a situação da instituição. “Famílias dos idosos, cuidem dos seus idosos. Fiscalizem. Vereadores, cuidem. Fiscalizem. Prefeita Juliana Pavan, olhe aquele Lar. Veja como ele está. E a administração dele tem que ser feita por técnicos, e não por política. Cuidado.”

Ele ainda mencionou que o secretário da Pessoa Idosa havia dito que o Lar “não prestava contas”, acusação que rebateu afirmando: “Falei pessoalmente, disse que era uma falácia, uma mentira. Porque tá tudo comprovado. Eu tenho os documentos, ainda bem. E tá comprovado no próprio município.”

Rosan encerrou o vídeo afirmando que tomaria providências jurídicas caso sua honra fosse atingida: “Irei tomar todas as providências jurídicas cabíveis se houver alguma coisa contra mim, contra minha pessoa, contra minha moral. Por danos materiais, danos morais, se possível. Estarei sempre atento.”

Nota do secretário Claudir Maciel

No mesmo domingo, Claudir Maciel, atual secretário da Pessoa Idosa, respondeu publicamente às acusações de Rosan da Rocha por meio de uma nota. Claudir afirmou que as alegações são “absolutamente mentirosas” e acusou Rosan de tentar obter acesso indevido à sua senha pessoal para gerenciar os recursos do Lar.

“O ponto conflituoso está na pessoa do Dr. Rosan da Rocha, que insistiu muito desde que assumi a administração do Lar, para que eu desse a minha senha pessoal para ele gerenciar os recursos públicos repassados pela prefeitura ao Lar São Vicente de Paula”, escreveu Claudir.

Na nota, Claudir também explicou que assumiu o Lar dos Idosos com base no Decreto nº 12.039, de 20 de janeiro de 2025, nomeado presidente da comissão responsável pela administração da entidade. Ele afirmou que desde sua posse nenhum funcionário foi demitido ou contratado por sua gestão, e que os problemas enfrentados estão relacionados à falta de prestação de contas da Associação São Vicente de Paula desde 2012, o que impediu a emissão de certidão digital necessária para a regularização da entidade.

Claudir também afirmou que Rosan continuava a “contratar e demitir funcionários, decidir sobre recursos e fazer tudo isso sem nenhuma investidura pública”.

Resposta de Rosan à nota de Claudir

Em nova manifestação, Rosan da Rocha rebateu a nota de Claudir, negando que tenha solicitado acesso à senha pessoal do secretário. Ele apresentou, inclusive, a mensagem enviada ao secretário:

“Então eu só pedia pra ti, pra tu dar uma olhada nisso, pra mim, pra nós podermos estar pagando e não deixar vencer esse boleto […] Então eu pediria que tu desse uma atenção nisto, mas principalmente os pagamentos, Claudir, os pagamentos eles são dia após dia. […] Aí, se tu puder passar a tua senha pra tua diretora, ela faz isso com a gente aqui.”

Segundo Rosan, a sugestão de repasse da senha foi feita para uma diretora da própria Secretaria, e não para ele, e o intuito seria agilizar pagamentos urgentes do Lar, já que o secretário frequentemente estaria indisponível.

Sobre a acusação de tentar controlar a gestão do Lar sem cargo oficial, Rosan explicou que sua permanência no cargo ocorreu a pedido do ex-prefeito, com contrato voluntário assinado. “Foi por isso que fiquei administrando voluntariamente o Lar dos Idosos.”

Rosan também acusou Claudir de ter realizado uma ata “fraudulenta”, sem convocação formal da Associação São Vicente de Paula, se autodeclarando presidente da entidade. “A situação é tão absurda que, com isso, o secretário passa a ser interventor dele mesmo”, afirmou. Ele ainda destacou que tal ato poderia incorrer em crime contra a fé pública.

Disputa deve ser resolvida na Justiça

Rosan concluiu afirmando que levará as acusações adiante judicialmente. “No mais, essa criminosa e esdrúxula nota, pois imputa à minha pessoa atitudes que não tomei, será uma boa causa para esclarecer em uma ação judicial contra o Sr. Claudir Maciel, e este responder em juízo por suas difamações contra a minha pessoa.”

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.