Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Saúde de Camboriú alerta sobre Febre Amarela

SC se tornou Área com Recomendação de Vacinação para a Febre Amarela, todas as pessoas com idade a partir de nove meses precisam ser imunizadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Santa Catarina se tornou Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para a Febre Amarela. Todas as pessoas com idade a partir de nove meses, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação, precisam ser imunizadas. Em Camboriú a imunização está acontecendo em todas as salas de vacinação, das 8h às 12h e 13h30 às 16h30, nas unidades de saúde do Centro, Areias, Conde Vila Verde, Monte Alegre, Rio Pequeno, Santa Regina, Taboleiro, São Francisco de Assis e Cedro.  

“Já realizamos diversas ações visando imunizar o maior número de pessoas possíveis em Camboriú, porém, é preciso fica sempre atento quando se fala de saúde, por isso, quem ainda não tomou a vacina da febre amarela deve procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência e atualizar a carteira de vacinação”, pondera a secretária de Saúde Elisama de Freitas.

LEIA TAMBÉM:
Projeto abordará proibição de cães na praia do Estaleiro

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, quem tomou a vacina em algum momento da vida, não precisa de nova dose. “Foram realizados diversos estudos ao longo dos anos e verificou-se que apenas uma dose tomada, quando pessoa adulta, já fica imune”, explica ela, frisando que agora existe a dose de reforço para crianças que foram imunizadas com menos de cinco anos de idade. 

Para turistas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina – tanto estrangeiros, quanto brasileiros – e que nunca receberam nenhuma dose da vacina, a recomendação é que seja vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. 

Quem não deve tomar a vacina: 

• Pessoas que já foram imunizadas (receber a imunização apenas um vez é suficiente para se tornar imune);
• Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias;
• Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);
• Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe);
• Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;
• Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina;
• Pessoas com reação alérgica grave ao ovo;
• Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.