A semana em Santa Catarina será marcada por variações climáticas significativas, conforme previsão divulgada pela Epagri/Ciram. Abaixo, confira a previsão detalhada do tempo para os próximos dias.
Quarta-feira (15/05): O dia será de sol e algumas nuvens em todo o estado. As temperaturas apresentarão pequena elevação, com máximas variando entre 18 e 21°C na maior parte das regiões. Os ventos soprarão de sudoeste a sudeste, com variações para nordeste, de fraca a moderada intensidade. Este cenário é influenciado por uma massa de ar frio e seco presente no Sul do Brasil.
Quinta-feira (16/05): O tempo começará a mudar com aberturas de sol e aumento gradual de nuvens. Há previsão de chuva e trovoadas ao longo do dia, especialmente nas áreas do Extremo Oeste ao Litoral Sul, podendo ocorrer de forma mais isolada na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. As temperaturas se manterão amenas. Os ventos virão de nordeste a noroeste, fracos a moderados, em decorrência de um cavado (área de baixa pressão) e a aproximação de uma frente fria.
Sexta-feira (17/05): A instabilidade se intensifica com a passagem de uma frente fria, trazendo chuva e temporais localizados em todo o estado. A cobertura de nuvens manterá as temperaturas amenas. Os ventos, que serão de noroeste a sul, terão intensidade fraca a moderada, com possíveis rajadas.
Sábado (18/05): A previsão indica um dia instável, com chuva forte e totais mais elevados devido a um sistema de baixa pressão próximo ao litoral catarinense. A condição melhora no oeste e sul do estado ao final da tarde e noite. As temperaturas seguirão amenas por conta da cobertura de nuvens. Ventos de sul a sudeste, fracos a moderados, com rajadas mais fortes no litoral.
Domingo (19/05): O domingo será predominantemente nublado em Santa Catarina, com chuva fraca do Planalto ao Litoral. A expectativa é de melhoria no decorrer do dia com o afastamento do sistema de baixa pressão para o mar. As temperaturas permanecerão amenas. Os ventos serão de sudeste a noroeste, fracos a moderados, com rajadas no Litoral Sul.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, reforça a importância de se manter atualizado com as previsões e tomar precauções, especialmente devido ao risco de chuvas intensas e possíveis temporais.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)