18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Servidores da Obras recebem orientações sobre aposentadoria

O Programa de Pré e Pós Aposentadoria (PPA) ao Servidor de Balneário Camboriú inicia sua quarta turma nesta sexta-feira (09)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Hospital da Unimed Litoral conquistou a QMentum, sua primeira certificação internacional

A metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, utilizando critérios globais de validação

UniAvan oferece grátis fisioterapia para pacientes de redesignação sexual

Projeto Fisiotrans é pioneiro no país e busca atender transexuais no pré e pós-operatório
Siga-nos no Google News

O Programa de Pré e Pós Aposentadoria (PPA) ao Servidor de Balneário Camboriú inicia sua quarta turma nesta sexta-feira (09), com a palestra “Entendendo a Aposentadoria”, ministrada pela técnica previdenciária, Kalinka Floriano Peteres. Essa turma será composta por 38 servidores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, e a palestra acontece na sala de reuniões do prédio da Secretaria. O PPA foi lançado em setembro do ano passado, numa iniciativa do Governo Municipal por meio das Secretarias de Gestão Administrativa, da Pessoa Idosa e pelo Instituto de Previdência Social dos servidores Públicos – BCPrevi.

O PPA é um Programa de Pré e Pós Aposentadoria, desenvolvido pela Administração Municipal que acolhe, prepara e acompanha o servidor desde o ingresso à carreira pública até a sua aposentadoria. Através de oito etapas cada turma recebe do Programa todas as informações sobre o serviço público; preparação para a aposentadoria e, após a aposentadoria, apoio domiciliar. O critério para a participação no Programa é a idade.

Por serem veteranos e já na reta da aposentadoria, esses servidores da Secretaria de Obras recebem a “Entendendo a Aposentadoria”, como a primeira etapa. “Aqui os profissionais do Instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários e os servidores poderão tirar suas dúvidas quanto ao processo da aposentadoria”, explica o presidente do BCPREVI, Allan Muller Schoroeder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saiba Mais
A primeira etapa do PPA é o “Programa de Integração”, onde é apresentado ao servidor que inicia carreira, os seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação. Após esse conteúdo, o servidor passa pela segunda etapa do Programa, que é a “Entendendo a Aposentadoria”. Nela os profissionais do Instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.
Já na terceira etapa, que é a do “Encontro de Boas Vindas”, o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria. Esse encontro é direcionado apenas para os servidores que estão a um ou dois anos da aposentadoria. Na quarta etapa a pauta é o “Planejamento Financeiro”, onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças; de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Esse encontro é específico para os servidores prestes a se aposentar e os já aposentados e será mediado por um profissional da área financeira.
“Projeto de Vida” é a quinta etapa do Programa. Nessa não há palestra e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, como desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar físico; relacionamentos sociais e familiares; além de lazer e atividades culturais. Esse encontro reúne aposentados e os servidores que já contam pouco tempo para a aposentadoria.
Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço é uma etapa importante do PPA. É a “Muito Obrigado”, que é o encontro onde o governo agradece ao servidor.
A sétima etapa, e uma das mais ricas em conteúdo, é a “Vivendo a Aposentadoria”; onde o servidor prestes a se aposentar, escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa. E por fim, a última etapa refere-se ao contribuinte aposentado. É a de “Visitas Domiciliares”, onde o BCPREVI vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas, principalmente as que se referem ao acolhimento, planejamentos e homenagem.

PUBLICIDADE

Propaganda eleitoral antecipada: editores de página são condenados

Cada um dos três administradores terá que pagar multa no valor de R$5 mil

Prefeitura de BC terá ponto facultativo na sexta-feira

O ponto facultativo em decorrência do Dia do Servidor Público, comemorado na quarta-feira, 28 de outubro, foi transferido para a sexta-feira, 30
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

215,753CurtidasCurtir
36,955SeguidoresSiga
185InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!