Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Sextorsão: golpistas usavam perfis fakes para obter nudes e extorquir vítimas

Ao menos oito homens foram extorquidos na região

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, elucidaram um crime de extorsão praticado no golpe da “sextorsão”/”nudes” e prenderam um envolvido preventivamente.

Na quinta-feira (01), foram cumpridos um mandado de busca e apreensão na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e na Penitenciária de Charqueadas (RS). Houve apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos do DEIC/RS.

Os criminosos criam perfis falsos (fakes) de garotas nas redes sociais e, a partir daí, passam a adicionar homens, na maioria das vezes de meia idade, e começam a trocar mensagens eróticas com eles. Durante as conversas, que são realizadas através do bate-papo de aplicativos, são trocadas fotos íntimas (nudes) entre a suposta garota e as vítimas, que são enganadas pelos autores do crime.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois, já de posse da foto da vítima, os golpistas entram em contato e se apresentam como pai da suposta garota, ou policial, informam que a menina seria menor de idade e exigem dinheiro em troca de não registrar a ocorrência (no caso do suposto pai), ou “arquivar” a denúncia (no caso do suposto policial).

Caso a vítima não deposite a quantia em dinheiro exigida pelos criminosos, eles ameaçam expor toda a conversa aos familiares das vítimas, que, subjugados a essa situação, acabam efetivando os depósitos. No caso investigado, foi possível inferir que a trama criminosa partiu de dentro do sistema penitenciário de Charqueadas (RS), onde um detento, em conluio com a esposa, aplicava o referido golpe, o qual acabou por vitimar ao menos oito vítimas em Itajaí.

+ Casal extorquia vítimas através de terror psicológico em Camboriú

Diante disso, foi representado ao Judiciário pela expedição dos mandados de busca e apreensão na residência dos criminosos e na penitenciária do Rio Grande do Sul, bem como pela prisão contra o casal investigado. Os mandados então foram cumpridos no interior da penitenciária, onde foram apreendidos aparelhos celulares em posse dos detentos e certa quantidade de droga (crack). Um homem envolvido no crime foi preso preventivamente. A mulher, até o momento, não foi localizada e segue foragida da Justiça.

Segundo o Delegado de Polícia, Rafael Leandro Lorencetti, eles deverão ser indiciados pelo crime de extorsão. O inquérito policial deverá ser concluído no prazo de 10 dias e remetido ao Poder Judiciário.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.