Um sistema de baixa pressão se formou sobre o nordeste da Argentina e Sul do Brasil entre a última quarta-feira (02) e esta quinta (03), associado à formação e ao deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do país, figura 02.
+ Chuva causa destelhamentos, alagamentos e queda de muro em Camboriú
Estes sistemas resultaram em fortes temporais com inúmeros prejuízos materiais ao Extremo Oeste do Estado como nos municípios de Guaraciaba e Itapiranga, na tarde de quarta.
Os estragos seguiram durante a madrugada desta quinta-feira do Planalto ao Litoral, foram chuvas abundantes num curto intervalo de tempo como pode ser visto na figura 01. Os maiores valores ocorreram em menos de 2 horas na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
Além das fortes chuvas, foram registrados intensa atividade elétrica na atmosfera (raios), ventania e até mesmo a presença de granizo. Nesta madrugada, o município mais atingido pelas tempestades foi o de Itajaí.
Figura 1 – Acumulado de chuva em Santa Catarina, das 08h00min do dia 02/12 às 08h00min do dia 03/12/2020. Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram, INMET e ANA. Dados sujeitos à correção posterior.
Figura 2 – Imagem de satélite no canal Infravermelho (canal 14), do satélite GOES 16 do dia 03/12/2020.