Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Sistema de baixa pressão associado à frente fria causaram as fortes chuvas em SC

Além das fortes chuvas, foram registrados intensa atividade elétrica na atmosfera (raios), ventania e até mesmo a presença de granizo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Um sistema de baixa pressão se formou sobre o nordeste da Argentina e Sul do Brasil entre a última quarta-feira (02) e esta quinta (03), associado à formação e ao deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do país, figura 02.

+ Chuva causa destelhamentos, alagamentos e queda de muro em Camboriú

Estes sistemas resultaram em fortes temporais com inúmeros prejuízos materiais ao Extremo Oeste do Estado como nos municípios de Guaraciaba e Itapiranga, na tarde de quarta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os estragos seguiram durante a madrugada desta quinta-feira do Planalto ao Litoral, foram chuvas abundantes num curto intervalo de tempo como pode ser visto na figura 01. Os maiores valores ocorreram em menos de 2 horas na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Além das fortes chuvas, foram registrados intensa atividade elétrica na atmosfera (raios), ventania e até mesmo a presença de granizo. Nesta madrugada, o município mais atingido pelas tempestades foi o de Itajaí.


Figura 1 – 
Acumulado de chuva em Santa Catarina, das 08h00min do dia 02/12 às 08h00min do dia 03/12/2020. Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram, INMET e ANA. Dados sujeitos à correção posterior.

Figura 2 – Imagem de satélite no canal Infravermelho (canal 14), do satélite GOES 16 do dia 03/12/2020.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.