Na manhã desta quinta feira (26), o Grupo de Proteção ambiental da Guarda Municipal De Balneário Camboriú foi acionado via central 153 pra atender uma ocorrência de tartaruga em uma rua na praia do estaleiro.
Chegando no local a solicitante disse ter encontrado o animal em meio a rua, na qual a guarnição verificou se tratar de uma tartaruga-de-ouvido-vermelho, que possivelmente era um pet e pelo fato de ter crescido foi abandonada.
O animal foi recolhido e encaminhado ao complexo ambiental Ciro Gevaerd ( zôo da Santur).
Curiosidade
tartaruga-de-ouvido-vermelho é a subespécie Trachemys scripta elegans, da ordem Testudinata, como é a chamada a ordem dos quelônios. É nativa dos Estados Unidos da América, mas hoje é encontrada em vários lugares do mundo, sendo ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o IBAMA.
A comercialização clandestina da espécie Trachemys scripta elegans (tigre-de água-americano), oriunda dos Estados Unidos, como animal de estimação no Brasil, trouxe uma série de problemas para as espécies nacionais, principalmente para o tigre-de-água-brasileiro, por serem muito parecidas as duas espécies entre si. O tigre-de-água-americano pode competir com as espécies nativas e invadir os seus ambientes naturais, provocando desequilíbrios ecológicos, como a hibridização de espécies do mesmo gênero e até impacto sobre populações de anfíbios (os girinos são um de seus alimentos). Proprietários desinteressados pelos animais muitas vezes soltam-nos em áreas que, originalmente, não abrigavam os animais. Podem provocar, com isso, graves desequilíbrios ecológicos.