Com a presença da comunidade, da imprensa e de autoridades, a Temporada Bandeira Azul 2023/2024 em Balneário Camboriú foi celebrada na manhã desta terça-feira (19) na praia do Estaleiro. O evento marca o sexto ano consecutivo em que praias do município são reconhecidas internacionalmente pela qualidade ambiental.
A Temporada Bandeira Azul em Balneário Camboriú, iniciada no dia 15 de dezembro, vai até a Páscoa em Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Nesses mais de três meses, a bandeira azul fica hasteada nas três praias, nos horários em que houver guarda-vidas. No mesmo período, atividades de educação ambiental são desenvolvidas com banhistas. A previsão é de que elas comecem em janeiro.
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Além de realçar a qualidade de praias e marinas, a certificação promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022. A Tedesco Marina também obtém a renovação anualmente.
Desde 2017, quando Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado, começou o trabalho de cumprimento de todas exigências. Houve instalação e recuperação de equipamentos nas praias. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram implantadas. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos. Em 2023, uma das novidades é a calçada na orla do Estaleiro, feita pela Secretaria de Obras.
Sobre o Programa
O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico e voluntário reconhecido em todo o mundo. Criado em 1987 pela Foundation for Environmental Education (FEE), foi trazido para o Brasil em 2006. No país, o Operador Nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
As praias, as marinas e as embarcações de turismo inscritas no programa se comprometem com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.