Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

UniAvan lança primeiro carro elétrico da região para competição nacional

O carro, chamado provisoriamente de “E-18”, teve toda a parte estrutural soldada por cada um dos 18 acadêmicos e a parte de segurança testada no estacionamento por um piloto profissional

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A equipe Avant E-Racing, criada pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Avantis – UniAvan, lançou na última sexta-feira, 6, o primeiro carro elétrico da instituição desenvolvido especialmente para participar da maior competição entre estudantes de engenharia nacional, a Fórmula SAE Brasil. O objetivo da equipe é adequar o carro para enfrentar a disputa em 2020, na cidade de Piracicaba (SP).  

Durante um ano, os acadêmicos desenvolveram dentro das dependências do Centro Universitário, um carro 100% elétrico, utilizando o protótipo da plataforma Li. A equipe criou todas as partes elétricas e mecânicas, até chegar em um carro funcional, com parâmetros de segurança, performance, freio e motor. O carro, chamado provisoriamente de “E-18”, teve toda a parte estrutural soldada por cada um dos 18 acadêmicos e a parte de segurança testada no estacionamento por um piloto profissional. Com baterias que funcionam por até 2 horas, o carro pode atingir uma velocidade de 70km/h.

O capitão da equipe Leandro Lopes aproveitou o momento para agradecer o apoio ao projeto e ressaltou que a iniciativa possibilita aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. “Esse projeto agregou conhecimento para todo mundo, porque mais importante do que fazer o carro andar, foi ver e entender como funciona a engenharia aplicada. Hoje com ele pronto, só tenho a agradecer a instituição e aos professores que acreditaram no projeto, aos nossos familiares que entenderam a nossa ausência durante o desenvolvimento do carro e a cada uma dessas pessoas que trabalharam todos os dias virando noites e finais de semanas para que tudo saísse como planejado. É um orgulho para nós lançar o primeiro carro 100% elétrico da região”, finalizou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No fim do mês de novembro a equipe Avant E-Racing participou pela primeira vez da Fórmula SAE Brasil, como forma de experiência. A expectativa é adequar o carro para a competição de 2020. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Miguel Gustavo Filippi, a competição é um marco no ramo de engenharia elétrica e mecânica e principalmente na categoria em que os acadêmicos estão competindo. “A gente sabe que carros elétricos são o futuro, então tem um peso bem importante participar da competição, que é quase uma faculdade. Não é comum que uma equipe consiga chegar no primeiro ano de competição com o carro funcionando, mas nós conseguimos e foi um grande aprendizado. Estamos bem confiantes para competir no próximo ano”, destacou.  

Já para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Dr. Julio Berndsen, a competição é muito importante para a UniAvan, por colocar em pauta o desenvolvimento técnico de inovação da engenharia. “A grande veia do nosso curso é esse material que disponibilizamos aos alunos, para que eles possam desenvolver seus carros em nossos laboratórios e fazer uma competição em SP como eles já foram esse ano e conseguiram um resultado que foi importante. Apesar de ser o primeiro ano da equipe, eles fizeram o carro funcionar e isso mostra o quanto os alunos são competentes e estão a nível nacional da área automobilística”, afirmou.

A Reitora do Centro Universitário Avantis – UniAvan, Isabel Regina Depiné, aproveitou o momento para parabenizar a equipe e sugeriu um concurso para dar um nome oficial ao carro elétrico. “Acompanhei de perto e de longe o projeto e hoje foi impossível não me emocionar com o resultado. Nós temos vídeos e câmeras nas salas de aula e a gente via a equipe às 3h da manhã, estudando, pesquisando e trabalhando em cima do projeto. Quero dizer para cada um que o sonho quando é em equipe, ele se torna realidade. Nós queremos que nossos alunos sejam os melhores e primeiros no mercado de trabalho e precisamos de alunos como vocês que se dedicam e buscam o sucesso”, ressaltou. 

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.