18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

UniAvan lança primeiro carro elétrico da região para competição nacional

O carro, chamado provisoriamente de “E-18”, teve toda a parte estrutural soldada por cada um dos 18 acadêmicos e a parte de segurança testada no estacionamento por um piloto profissional

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniAvan recebe reconhecimento nacional de Responsabilidade Social

Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia

Seletivo Especial da UniSociesc acontece no dia 28 de novembro

Os candidatos devem se inscrever através do site unisociesc.com.br/vestibular e os mais bem colocados garantem bolsas de até 100%
Siga-nos no Google News

A equipe Avant E-Racing, criada pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Avantis – UniAvan, lançou na última sexta-feira, 6, o primeiro carro elétrico da instituição desenvolvido especialmente para participar da maior competição entre estudantes de engenharia nacional, a Fórmula SAE Brasil. O objetivo da equipe é adequar o carro para enfrentar a disputa em 2020, na cidade de Piracicaba (SP).  

Durante um ano, os acadêmicos desenvolveram dentro das dependências do Centro Universitário, um carro 100% elétrico, utilizando o protótipo da plataforma Li. A equipe criou todas as partes elétricas e mecânicas, até chegar em um carro funcional, com parâmetros de segurança, performance, freio e motor. O carro, chamado provisoriamente de “E-18”, teve toda a parte estrutural soldada por cada um dos 18 acadêmicos e a parte de segurança testada no estacionamento por um piloto profissional. Com baterias que funcionam por até 2 horas, o carro pode atingir uma velocidade de 70km/h.

O capitão da equipe Leandro Lopes aproveitou o momento para agradecer o apoio ao projeto e ressaltou que a iniciativa possibilita aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. “Esse projeto agregou conhecimento para todo mundo, porque mais importante do que fazer o carro andar, foi ver e entender como funciona a engenharia aplicada. Hoje com ele pronto, só tenho a agradecer a instituição e aos professores que acreditaram no projeto, aos nossos familiares que entenderam a nossa ausência durante o desenvolvimento do carro e a cada uma dessas pessoas que trabalharam todos os dias virando noites e finais de semanas para que tudo saísse como planejado. É um orgulho para nós lançar o primeiro carro 100% elétrico da região”, finalizou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No fim do mês de novembro a equipe Avant E-Racing participou pela primeira vez da Fórmula SAE Brasil, como forma de experiência. A expectativa é adequar o carro para a competição de 2020. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Miguel Gustavo Filippi, a competição é um marco no ramo de engenharia elétrica e mecânica e principalmente na categoria em que os acadêmicos estão competindo. “A gente sabe que carros elétricos são o futuro, então tem um peso bem importante participar da competição, que é quase uma faculdade. Não é comum que uma equipe consiga chegar no primeiro ano de competição com o carro funcionando, mas nós conseguimos e foi um grande aprendizado. Estamos bem confiantes para competir no próximo ano”, destacou.  

Já para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Dr. Julio Berndsen, a competição é muito importante para a UniAvan, por colocar em pauta o desenvolvimento técnico de inovação da engenharia. “A grande veia do nosso curso é esse material que disponibilizamos aos alunos, para que eles possam desenvolver seus carros em nossos laboratórios e fazer uma competição em SP como eles já foram esse ano e conseguiram um resultado que foi importante. Apesar de ser o primeiro ano da equipe, eles fizeram o carro funcionar e isso mostra o quanto os alunos são competentes e estão a nível nacional da área automobilística”, afirmou.

A Reitora do Centro Universitário Avantis – UniAvan, Isabel Regina Depiné, aproveitou o momento para parabenizar a equipe e sugeriu um concurso para dar um nome oficial ao carro elétrico. “Acompanhei de perto e de longe o projeto e hoje foi impossível não me emocionar com o resultado. Nós temos vídeos e câmeras nas salas de aula e a gente via a equipe às 3h da manhã, estudando, pesquisando e trabalhando em cima do projeto. Quero dizer para cada um que o sonho quando é em equipe, ele se torna realidade. Nós queremos que nossos alunos sejam os melhores e primeiros no mercado de trabalho e precisamos de alunos como vocês que se dedicam e buscam o sucesso”, ressaltou. 

PUBLICIDADE

Catador encontra um bebê dentro de lixeira em Balneário Camboriú

O caso aconteceu por volta das 15h do último sábado (28)

Final de semana com um óbito e 115 novos casos de covid em Camboriú

No momento 332 pacientes encontram-se em tratamento e 56 pessoas vieram a óbito
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

220,866CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!