O projeto Unimed nas Escolas, que ensina primeiros socorros a alunos e professores de escolas públicas, encerra os eventos do ano nesta terça-feira, na Escola Senador Luiz Henrique da Silveira, em Barra Velha.
Sempre que algum dos 13 municípios que compõem sua área de atuação faz aniversário, como é o caso de Balneário Piçarras, que completou 61 anos no último dia 7, o projeto Unimed nas Escolas se faz presente, em uma escola da cidade.
O presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João D´Ávila, anunciou que o projeto terá prosseguimento em 2023. “Neste ano fomos a todas as cidades da nossa área de atuação, finalizando em Barra Velha, e no ano que vem estaremos mais uma vez em Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.
“O Unimed nas Escolas é um projeto de educação em saúde bem sucedido, que beneficia o ensino público e integra nossas iniciativas de responsabilidade social”, detalhou o Dr. Umberto.
Nas aulas, ministrada por socorristas do SOS Unimed, são ensinadas as maneiras corretas de atender uma urgência ou emergência, enquanto é aguardado o socorro especializado.
Fundada em 2018, a Escola Senador Luiz Henrique da Silveira tem 40 professores e 9 serventes/merendeiras, que atendem a 1.000 alunos no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Embora Barra Velha tenha completado 61 anos, suas praias são citadas como refúgio secular de piratas, e o próprio Imperador Dom Pedro I foi o incentivador da implantação de uma pujante estação baleeira, para abastecer com óleo o Rio de Janeiro, capital do império.