Na madrugada desta terça-feira (16), a UTI do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 de Balneário Camboriú sofreu uma super lotação. Os 20 leitos de UTI ficaram todos ocupados por pacientes que deram entrada na noite da segunda-feira (15) e madrugada da terça-feira (16).
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: Balneário Camboriú bate recorde de 37 novos casos nesta terça, 16
Dois pacientes foram transferidos, um para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen de Itajaí e o outro para a Unimed. Com isso, a situação ficou um pouco melhor, porém no momento o Centro Covid de Balneário Camboriú tem apenas 2 vagas de UTI disponíveis.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, esteve reunido na tarde desta terça-feira (16), em seu gabinete, com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, a diretoria da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajai (Amfri) e a equipe da Secretaria de Saúde do Município para discutir a necessidade do aumento do número de UTIs na região, exclusivas para atendimento de casos do coronavírus.
A força-tarefa entre os dois gestores resultou na possibilidade de aumentar em 16 novos leitos, a curto prazo, além de 10 novos leitos, já confirmados, para implantação imediata no Hospital Marieta Konder Bonhausen, cujos respiradores são oriundos do Estado e os demais equipamentos foram custeados via Amfri.
Desses 16 novos leitos de UTI, dez serão instalados no Marieta e os outros seis, no Hospital Municipal Ruth Cardoso.
“Com esses 26 leitos exclusivos para o Coronavírus teremos um fôlego na nossa região. Unimos forças, mais uma vez, fizemos contato com o secretário de Saúde do Estado e conseguimos mais dez respiradores e monitores. Para comprar ou locar o restante dos equipamentos para as novas vagas vamos propor um rateio entre os municípios da Amfri”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira. Amanhã deverá acontecer uma nova reunião para acertar os detalhes dessas aquisições.
ATUALIZAÇÃO DE INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID REALIZADA ÁS 18H:
Após as duas transferências para outros hospitais, o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 realocou três pacientes UTI para a enfermaria, vagando mais três leitos de UTI. No momento a Taxa de ocupação da UTI é de 75%.
Quinze pessoas estão internadas na UTI do Centro Covid, destes, dez estão confirmados e cinco aguardam resultado e, portanto, não são contabilizados neste boletim.
Os 15 pacientes são: 9 moradores de Balneário Camboriú, sendo um morador de rua, 4 moradores de Camboriú e 3 de Itapema.