(Colab: Redação Camboriú News / Redação Click Camboriú)
Na tarde desta quinta-feira (12), por volta das 16h15, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi acionada para atender uma ocorrência sobre um homem que teria sido esfaqueado na rua 3100.
Ao chegar no local, a guarnição encontrou o autor, Ricardo Portes, sendo contido por populares e familiares da vítima. A briga ocorreu em virtude de um desentendimento pessoal entre as partes.
A vítima, H.V., de 25 anos, levou uma facada na região abdominal, foi atendida pelo SAMU e levada ao Hospital Ruth Cardoso. Já o autor, de 28 anos, foi detido e conduzido até a Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Imagens do crime
Todo a briga que culminou na facada foi registrada pela câmera de segurança de um comércio. O vídeo, que pode ser acessado aqui, o mostra a vítima em frente a um comércio, como se estivesse esperando por alguém. Ricardo chega de moto, às 15h58min, com uma mochila nas costas. Uma segunda moto o acompanha e estaciona logo mais à frente.
Quando o esteticista automotivo percebe que é o vendedor de carro de luxo estacionando a moto, sai correndo em sua direção e começam a se socar. Logo em seguida, a vítima pega a mochila de Ricardo e joga no chão, momento em que cai a faca sobre a calçada e ninguém percebe.
Na sequencia, H.V. pega o capacete que estava sobre a moto e começa agredir Ricardo com o equipamento. Eles se afastam do local inicial, até que Ricardo sai correndo para recuperar a faca, juntando ela do chão, enquanto o outro golpeia sua moto com o capacete.
Após ameaçar o desafeto, Ricardo dá uma facada certeira em seu abdomen. Depois, é afastado pelo homem que chegou junto de moto, e levado para o outro lado da rua, enquanto a vítima cambaleia, dá mais uma capacetada na moto, solta o capacete, sai andando e cai ensanguentado.
Ricardo se refugiou em um hotel do outro lado da rua, até sair algemado pela Guarda Municipal. Já a vítima foi socorrida pelo Samu e levada para o hospital. A vítima informou que está bem, se recuperando.
Motivação
Conforme apurado pela reportagem, Ricardo teria assediado a recepcionista de uma concessionária de carros de luxo, que é esposa da vítima. O rapaz teria tirado satisfação com Ricardo, o que motivou o encontro e a briga entre os dois, e que resultou na facada.
O “Pai dos Porsches”, como é chamado, transmitia uma live em seu instagram momentos antes da briga. Durante a live, que iniciou pouco antes das 15h, Portes teria dado uma indireta a alguém que assistia a transmissão, que provavelmente estaria provocando-o nos comentários.
“Como eu tive muita treta no meu passado, treta violenta, coisa de chegar a morar na rua, coisa de chegar sentir rancor no meu coração, de eu chegar a pegar a faca, assim, pra matar gente, e na hora Deus me impedir. Coisa terrível assim. Como eu tive muita treta eu tenho propriedade pra falar nisso, que eu já passei desse lugar. Sacou?”, mandou o recado ao vivo.
Tão logo a transmissão foi encerrada, Ricardo foi ao encontro do marido da mulher supostamente assediada.
Defesa
Conforme o advogado de defesa do autor da facada, Bruno Risso, seu cliente não tentou matar a vítima e está colaborando com a polícia e com a justiça, a quem apresentará sua versão dos fatos e, principalmente, a motivação.
Ainda segundo a defesa, a informação que se tem é que, por motivo de ciúmes, a vítima teria chamado Ricardo para ir até ele, com o objetivo de conversar. “Não sabia que ia confrontar”, alegou o advogado.
Portes será ouvido pelo juiz em audiência de custódia nesta sexta-feira, 13. A vítima ainda não foi ouvida e dará sua versão quando tiver condições.