O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Omar Tomalih (PSB), faz visita técnica à capital gaúcha nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13. Ele esteve na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na tarde desta quinta, para conhecer o sistema de geração de energia fotovoltaica instalado no Legislativo da capital gaúcha há cerca de um ano e meio.
A Câmara de Porto Alegre tem mais de 600 servidores, e o sistema de geração fotovoltaica fornece cerca de 20% de toda a energia consumida pelo órgão.
Devido ao fato da Câmara de Balneário Camboriú estar localizada em uma área da cidade que não tem sombra, e do regime de insolação anual ser maior do que na capital gaúcha, a perspectiva é de que um sistema semelhante, caso seja implantado em Balneário Camboriú, dê um retorno mais rápido do que em Porto Alegre – lá, o retorno financeiro do investimento no sistema se dará em seis ou sete anos.
No final da tarde desta quinta, Omar Tomalih participa de reunião com autoridades do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para conhecer o sistema de gestão eletrônica de documentos do órgão, que vem sendo adotado como padrão por entes públicos de todo o país.