A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que a partir de quinta-feira, dia 19, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), começam a atender, em caráter temporário, em formato especial das 7h às 19h. As unidades passam a adotar o protocolo técnico preventivo, que visa combater o contágio e disseminação do vírus Covid-19.
LEIA TAMBÉM:
Procon fiscalizou 55 estabelecimentos para evitar preço abusivo em BC
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para atender da melhor forma a nossa comunidade, porém, pedimos a colaboração da comunidade e solicitamos que as pessoas procurem as unidades de saúde apenas em casos realmente de emergências, pois a melhor forma de evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) é se resguardando dentro de suas residências”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Fique atento: 1 – Os atendimentos odontológicos serão realizados conforme a demanda espontânea.
2 – Os atendimentos nas unidades de saúdes acontecerão das 7h às 19h, por demanda espontânea, dando prioridade aos casos que apresentem e se enquadrem aos dos sintomas do coronavírus.
3 – Está cancelado temporariamente os atendimentos de coletas de preventivo, pueruicultura (consultas de rotina para crianças de até dois anos de idade), grupos de gestantes, hiperdia, etc.
4 – Os pré-natais de baixo risco terão seus retornos estendidos para 40 dias, conforme critério do profissional da saúde (médico/enfermeiro).
5 – A realização de entrega das fitas para teste de glicemia será de preferência para familiares dos pacientes diabéticos, sem dia específico.
6 – Os atendimentos a gestantes de alto risco serão centralizados na Policlínica e na Unidade de Saúde do Taboleiro.
7 – Os atendimentos da academia de saúde somente acontecerão em lugares abertos e para pessoas com menos de 65 anos de idade.
8 – Os pacientes agendados para atendimento de pediatria, com a dra Maria Tereza, serão apenas para pacientes que estão com alguma situação de urgência, por isso, os responsáveis devem ir até a unidade de saúde no dia agendado da consulta. Os demais pacientes terão suas receitas renovadas automaticamente e o responsável pela criança pode retirá-la na unidade de referência do seu atendimento.
9 – Os pacientes que utilizam medicação continua para diabetes e hipertensão e necessitem de renovação de receitas, devem procurar a enfermeira responsável pela unidade de saúde para que seja agilizado o processo.
10 – A criança que necessitar de atendimento pediátrico deve estar acompanhada apenas de um acompanhante.