Após nadar no Rio Marambaia, o elefante-marinho foi até a Prainha no Deck do Pontal Norte para descansar. Quando chegou na areia o animal chamou a atenção de pessoas que estavam no local. Muitos se aproximaram do animal para fotografar, filmar e até mesmo fazer selfie. Foi possível ver pais levando crianças para fazer fotos com o animal.
O Camboriú News recebeu a denúncia de que a população não estava respeitando o espaço do animal. A denúncia foi repassada para a Guarda Ambiental de Balneário Camboriú, que rapidamente chegou na praia, dispersou os curiosos, isolou o local, interditou a entrada do Deck e acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Se aproximar do elefante-marinho é uma ação que ocasiona riscos tanto para o animal quanto para as pessoas. Por se tratar de um animal selvagem, ele pode ser agressivo quando há interação humana. Além disso, manter a distância é fundamental para não estressar o animal e causar uma interferência negativa e causar queda na imunidade.
Ao avistar um Pinípede, lembre-se:
- Não se aproxime do animal;
- Não faça selfie com o animal
- Não tente o fazer retornar ao mar;
- Não o alimente;
- Mantenha animais domésticos distantes;
- ligue para a Guarda Ambiental no 153
- Acione o PMP- BS pelo telefone 0800 642 3341 e informe o local de ocorrência.
Pobrezinho! Não deixam em paz!
Porque estressar o animal se fotos deles existem em vários livros? O ser humano é realmente irracional!