Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Elefante-marinho passeou pelo Rio Marambaia neste sábado

O elefante-marinho que está na região a quase uma semana, resolveu passear no Rio Marambaia na manhã deste sábado (18)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O elefante-marinho que está na região a quase uma semana, resolveu passear no Rio Marambaia na manhã deste sábado (18). O animal foi fotografado e filmado por muitos moradores que estavam no local.

O elefante, chegou a entrar completamente no canal Marambaia. Nas imagens é possível ver ele nadando tranquilamente sem se importar com os curioso ao redor.

Saiba mais sobre esse visitante ilustre:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As praias de Itajaí e Balneário Camboriú (SC) têm recebido um visitante curioso. É o elefante-marinho, um mamífero da superfamília dos Pinípedes, que migra anualmente para o litoral brasileiro. O animal está sendo monitorado pela equipe da Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desde segunda-feira (13).

Vivem boa parte da vida no mar e são excelentes nadadores. Pesquisas recentes descobriram que alguns mergulhos de elefantes-marinhos-do-Sul podem durar cerca de duas horas, em profundidades de até 1,5 quilômetro, além de alcançarem uma velocidade de em média 8 quilômetros por hora.

São animais semiaquáticos, pois vivem tanto no ambiente marinho como costeiro. Fazem pausas para descanso na areia da praia e nos costões rochosos. Esse descanso faz parte do comportamento natural da espécie, que todos os anos faz uma extensa viagem migratória para as águas do litoral brasileiro. Por isso é fundamental respeitar o espaço do animal e manter a distância apropriada.

O nome da espécie (leonina) faz menção ao som emitido por indivíduos adultos, que se assemelha ao rugido de um leão. O focinho é proeminente nos machos e uma das características da espécie.

O macho adulto pode ser cinco vezes maior que o fêmea adulta, atingindo cerca de cinco metros de comprimento total e quase cinco toneladas. Já a fêmea alcança cerca de três metros de comprimento, pesando em média 900 quilos.

A reprodução da espécie acontece nas regiões subantárticas do Hemisfério Sul. A Península Valdés, localizada na Patagônia Argentina, é uma das principais colônias reprodutivas de elefantes marinhos.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.