O surfista Pita Tavares, de 41 anos, mora em Balneário Camboriú há 32 anos e surfa há mais 30 anos. Na última quarta-feira, 13, o surfista relatou um encontro inesperado com um tubarão na Praia Central.
O surfista contou a história através de um vídeo: “Eu estava surfando aqui em Balneário Camboriú, mais ou menos na reta da 1401, e um tubarão passou por cima da minha perna e me atacou nas costas, pegou na minha roupa e me puxou para água, pro fundo. Eu bati com a minha mão e com a prancha e consegui soltar. Pegou só na roupa mesmo, não me pegou, não me mordeu, mas fica o alerta. Tem muita gente me mandando mensagem, mas eu estou bem, estou legal, foi mais o susto mesmo. Estou a apavorado, estava até pensando em parar de surfar, estou bem assustado, não foi brincadeira”.
Pita atualmente surfa por hobby, mas já foi surfista profissional representando Balneário Camboriú em campeonatos, e conta que nunca passou por uma situação dessas. Ele relatou que nesta quinta-feira, 14, recebeu a visita de um biólogo que lhe explicou que possivelmente esse tubarão é de uma espécie que se alimenta de dejetos e por esse motivo não o atacou.
Essa não é a primeira e nem a segunda vez que um tubarão é visto na Praia Central de Balneário Camboriú. No dia 16 de setembro, um tubarão foi filmado no molhe da Barra Sul. Na ocasião a redação do Camboriú News conversou com a bióloga Ingrid Hyrycena dos Santos, fundadora do Projeto Tubarão realizado na Praia Central de Balneário Camboriú.
Ela afirmou que o animal do vídeo pode ser um tubarão-martelo, “É uma espécie que já encontrei filhotes em Balneário Camboriú, tenho registros desde 2018 de filhotes no verão”.
Segundos os registros da bióloga, filhotes do tubarão-martelo foram capturados em rede de pescas na Praia Central nas seguintes datas:
- 15/12/2018: dois filhotes de tubarão martelos
- 16/11/2020: um filhote de tubarão martelo
- 04/12/2020: um filhote de tubarão martelo
- 30/01/2021: um filhote de tubarão martelo
Desses, apenas o filhote capturado em 30 de janeiro de 2021 estava vivo e foi devolvido no mar. Veja o vídeo: