Com a missão de unificar ideias, projetos e criar um único calendário de eventos dos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Brusque, surgiu o PoloTech Vale/Foz do Itajaí. O projeto foi apresentado esta semana, durante evento no Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque e marcou também a conexão com os demais polos regionais agregados à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A iniciativa partiu de empresários locais e de coordenadores de núcleos de inovação na região, que não tinham uma pauta conjunta de desenvolvimento e acabavam tocando projetos individualmente – o que dificultava o engajamento e a mobilização da região como um todo.
LEIA TAMBÉM:
Camboriú gera mais empregos que demissões pelo 3° ano consecutivo
“Com a criação do Polo teremos uma unificação no calendário regional, potencializando projetos e eventos”, diz Nelson Oliveira, presidente do BC Investimentos de Balneário Camboriú. O Polo, que é o primeiro do Estado formado pelos quatro municípios vizinhos: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Brusque une ações encabeçadas por entidades associativas da região e desenvolve também eventos para as comunidades empreendedoras.
A iniciativa do Polo surgiu nas primeiras reuniões do grupo, ainda em 2019, quando ficou evidente a necessidade de um modelo de desenvolvimento colaborativo, pensando em toda a microrregião. “São cidades muito próximas, com grandes potenciais e vocações distintas. A região, segundo dados da Acate concentra mais de 100 empresas de base tecnológica”, reforça Nelson Oliveira, adiantando que para 2020, estão previstos grandes eventos em cada uma das quatro cidades do Polo, integrando toda a região.