Acordo de cooperação firmado nesta terça-feira (16), em reunião on-line com autoridades governamentais da Região de Salerno, na Itália, permitirá projetos conjuntos visando trocas de experiências turísticas, cursos de aperfeiçoamento de mão de obra e certificações internacionais a empresas e empreendedores de vários setores ligados ao turismo.
LEIA TAMBÉM:
Assaltos a comércios e furtos em prédios na 1ª quinzena de junho em BC
“Esta é uma oportunidade muito bem-vinda neste momento difícil que passamos porque prepara a cidade para o ambiente de retomada de crescimento quando a pandemia passar. Essas trocas de experiência e de aprendizado nos projetos conjuntos que serão firmados, além de, tenho certeza, acrescentar muito na especialização e inovação que estamos acrescentando ao turismo de Balneário Camboriú, permitirá, também, um processo de internacionalização da nossa cidade como polo turístico do sul do país”, afirmou no ato o prefeito Fabrício Oliveira.
Representaram a Província de Salerno na reunião on-line, direto da Itália, o presidente do departamento de Desenvolvimento e Cooperação Itália-Brasil em Salerno, Raffaeli Palumbo, e o presidente da Fundação Dieta Mediterrânea, Valerio Cabrese, que representava na reunião o prefeito de Pollica, cidade da Província de Salerno.
O primeiro projeto desse acordo é a adesão de Balneário Camboriú à certificação internacional da Dieta do Mediterrânea que visa troca de informações e, quando possível, cursos sobre esse tipo de culinária tanto na Itália, quanto aqui na cidade. Com a formalização da cooperação ocorrida hoje, será dado início ao plano de trabalho da Certificação da Dieta Mediterrânea e ao planejamento dos demais projetos de interesse comum.
Marcos Vinícius Cadena, diretor do departamento Itália-Brasil da Universidade de Roma e a Agência do Sistema Universitário Italiano – UNIFAIDATE, e Álvaro Ornelas, representante da Âncora, entidade ligada a cooperação em redes de apoio à Economia do Mar, participaram da primeira reunião em Balneário Camboriú, assim como o secretário municipal de Turismo, Valdir Walendowsky, e o presidente da BC Investimentos, Edson Bertelli.