18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

ASSUNTOS DO MOMENTO:

Bituca de cigarro é considerada o maior poluente das praias e oceanos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 10 bilhões dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente são descartados de forma incorreta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good news

★ Marmitas: Light Food BC inicia agosto com novidades no cardápio

Além das seis linhas disponíveis: Fit, Low Carb, Vegetariano, Terra, Mar, e Caldos, agora tem a opção da linha Tradicional Especial

★ Briza Energy: Balneário Camboriú ganha nova marca de energético

O Briza Energy Drink te dá uma energia "de outro mundo"
Siga-nos no Google News

Não é difícil encontrar bitucas de cigarro pelas ruas e praias de qualquer cidade brasileira e vez ou outra, enxergar algum fumante descartando estes resíduos pelo chão. Pode parecer inofensivo, mas o que ninguém sabe é que esses pequenos pedacinhos, que chegam aos oceanos através de córregos e bueiros, correspondem à um terço de todo o lixo retirado dos mares, representando um número maior do que embalagens, sacolinhas plásticas, canudinhos e descartáveis, de acordo com dados da Ocean Conservancy – organização sem fins lucrativos que atua em defesa do meio ambiente e oceanos.

Para se ter ideia do tamanho do impacto ambiental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 bilhões dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente são descartados no meio ambiente de forma incorreta. Mas o perigo não para por aí. De acordo com um relatório da ONG Cigarette Butt Pollution, além de ser a contaminante número um das praias e oceanos, a natureza toda sofre com as consequências do consumo desta droga, que contêm mais de 7.000 produtos químicos tóxicos que contaminam o meio ambiente. Estes resíduos foram encontrados por pesquisadores em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas.

LEIA TAMBÉM:
Moradores do Estaleiro recebem visita sobre proibição de cães na praia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O relatório mostra ainda, que um dos principais problemas relacionados ao consumo do cigarro, são os filtros, que contém fibras sintéticas derivadas do petróleo, não são biodegradáveis, e podem levar até uma década para se decompor. Além disso, as emissões de fumaça de tabaco contribuem com milhares de toneladas de substâncias cancerígenas, tóxicas e gases de efeito estufa para o meio ambiente.

Obstrução no sistema de escoamento de água, queimadas e danos estéticos são alguns dos prejuízos causados pelo descarte incorreto das xepas de cigarro. Quando chove, por exemplo, as bitucas e os outros lixos jogados na rua vão direto para os bueiros e consequentemente para as praias, ocorrendo então, a poluição das mesmas. “Por isso é tão importante a participação da sociedade, junto com o poder público, para descartar corretamente o lixo e assim, manter as nossas praias com balneabilidade positiva, como ocorre em Balneário desde o mês de setembro”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Portanto, a dica é: caso você seja fumante, se conscientize para fazer o descarte correto. Uma opção prática para você mesmo coletar suas bitucas de cigarro é levar consigo pequenos recipientes, que servem como um coletor de bitucas para descartar no lixo não reciclável. Um exemplo de recipiente reutilizado é embalagem hermética de vitaminas, pote de filme fotográfico, entre outros potinhos pequenos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECEBA

newsletter

SOCIAL PROOF

209,808FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

Nova Esperança terá nova praça de esporte e lazer para a família

A praça será erguida em frente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada na Rua José Cesário Pereira, no Bairro da Nova Esperança

Camboriú confirma 32 casos de coronavírus

Dos 2.057 pacientes positivos, 1.674 já receberam altas e 34 pacientes vieram a óbito

Balneário Camboriú registra 100 casos de covid nesta quinta-feira

A cidade está com 751 pacientes em tratamento, sendo 713 em domicílio e 38 internados
PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!