A comunidade de Camboriú aderiu à campanha de vacinação contra o sarampo e a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento da Vigilância em Saúde, registrou em um mês a aplicação de 6.409 doses de vacinas, o que caracteriza 92% da meta do público alvo do município.
LEIA TAMBÉM:
Procon fiscalizou 55 estabelecimentos para evitar preço abusivo em BC
“É com alegria que apresentamos os resultados, mas sabemos que ainda temos muito o que avançar em termos de números a serem alcançados de vacinas contra outras doenças. A prevenção sempre é o melhor caminho, por isso, continuaremos com nossas ações estratégicas de varredura da vacinação durante todo o ano, indo de casa em casa, realizando visitação em empresas, aderindo às campanhas nacionais, entre outras ações, pois nosso foco sempre será cuidar da saúde de Camboriú”, avalia a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
De fevereiro até agora foram aplicadas 2.320 doses de vacinas contra a febre amarela, sendo que 2.166 aplicações foram registradas entre os dias 3 a 14 de março.
A diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, lembra que o público alvo da vacina do sarampo foram as crianças de seis meses, adultos de até 49 anos de idade, sendo duas doses até os 29 anos de idade e uma dose dos 30 aos 49 anos de idade, porém, algumas faixas etárias ainda precisam de mais atenção. “Ficamos muito felizes com a participação da comunidade nas nossas ações, porém, é importante lembrar que durante o ano todo disponibilizamos as vacinas de febre amarela e sarampo. Pessoas que não tenham certeza de terem tomado a vacina devem procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência, munidos da carteira de vacinação”.
Segundo Josiane, a faixa etária que precisa de uma atenção especial na vacina de sarampo é entre os seis meses e 11 meses e 29 dias de idade, os de 10 a 14 anos de idade e dos 20 aos 29. Já a vacina da febre amarela o público alvo são crianças de 9 meses a adultos de 59 anos de idade. “Todos precisam tomar a vacina contra a febre amarela. Crianças com até 5 anos de idade devem tomar duas doses da vacina. Já o adulto, que tomou a vacina da febre amarela, em algum momento da vida, não precisa de nova dose”, explica.