Defesa Civil de Santa Catarina informou que o ciclone, previsto para atingir a costa catarinense, encontra-se posicionado em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (14). Em Santa Catarina, esse sistema provoca vento moderado de quadrante sul litoral, com rajadas pontualmente fortes de 75 km/h.
De cordo com a Defesa Civil, o ciclone não deve atingir a costa portanto não provocará os mesmo danos do ciclone ocorrido no dia 30 de junho. Os danos causados naquele momento foram devido à passagem de uma linha de instabilidade (tempestades alinhadas), associada ao deslocamento de uma frente fria e à rápida formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já os meteorologistas da Epagri/Ciram emitiram um aviso de vento forte e mar muito agitado no litoral de Santa Catarina.
- Início: 14/09/2020 às 10:00 h
- Fim: 15/09/2020 às 06:00 h
- Região: Litoral de SC, sobretudo de Passo de Torres a Florianópolis.
- Previsão: vento de sul (S) com rajadas de vento de 60 a 80 km/h, mais intensas na tarde e noite desta segunda-feira (14). Mar muito agitado com ondulação de sul de 2,0 a 2,5 m em média e picos de 3,0 a 3,5 m, mais altos afastado da costa. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.
- Sistema: passagem de frente fria no litoral de Santa Catarina, ligada a um ciclone extratropical com deslocamento para alto mar, na altura do sul do Uruguai.