Balneário Camboriú, passou do grau GRAVE (cor laranja) para o grau ALTO (cor amarela) de risco para coronavírus. O Mapa da Matriz de Risco Potencial de cada Região foi divulgado durante a manhã desta quinta-feira (22), pela Central de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de Santa Catarina.
+ Réveillon 2021: queima de fogos em Balneário Camboriú segue mantida
Segundo a matriz de risco, seis regiões foram reclassificadas do Nível Grave para, agora, o Nível Alto, em comparativo com a semana passada. Entre elas está a região da AMFRI, a qual Balneário Camboriú faz parte. A mudança na classificação de risco permite o retorno gradual de diversas atividades na cidade.
Entenda a classificação por cores:
- Risco Gravíssimo: Vermelho
- Risco Grave: Laranja
- Risco Alto: Amarelo
- Risco moderado: Azul
O que muda com a classificação amarela:
Eventos sociais: fica autorizada a realização de eventos sociais, respeitando a capacidade de ocupação de 40% do espaço. Consideram-se eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso, compreendendo casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins.
Hotéis: O limites de ocupação nos meios de hospedagem nas regiões com risco alto (amarelo), está autorizada a ocupação de até 80% das vagas.
Cinemas e Teatros: O funcionamento dos estabelecimentos fica condicionado à ocupação máxima de 50% da capacidade de lotação.
Shoppings: O acesso simultâneo de pessoas nas dependências dos shoppings, centros
comerciais e galerias fica autorizado 100% de sua capacidade instalada.
Industrias: A capacidade de operação das atividades industriais fica autorizado 100% do número de trabalhadores das empresas.
Prova de roupas: No comércio de vestuário fica autorizada a prova de roupas respeitando as medidas sanitárias.
Academias: Nas Academias de Ginástica, Musculação,
Crossfit, Funcionais, Estúdios, Danças, Escolas de Natação, Hidroginástica, Hidroterapia,
Academias de Lutas e áreas afins, sobe o número de usuários a 70% da capacidade operativa do estabelecimento.
Congressos: A liberação para Congressos, Palestras, Seminários e afins, terá o limite da ocupação da capacidade de público de 50% do espaço do evento, em locais com
capacidade máxima de até 1000 pessoas, 40% em locais com capacidade máxima de 1500 pessoas e 30%, em locais com capacidade máxima acima de 1501 pessoas. Locais de eventos ao ar livre ou com predominância de ventilação natural abundante podem ter acréscimo de 10% no quantitativo de pessoas. O município sede do evento deve estar há 4 (quatro) semanas com os casos de COVID 19 numericamente estáveis ou em decréscimo entre seus munícipes. A ocupação de leitos COVID-19 na região de saúde não pode ultrapassar 50% de ocupação nas duas semanas que antecedem ao evento.
Feiras: Autorizada a realização de Feiras e Exposições respeitando a capacidade de 40% de ocupação do espaço.
Museus: terão o acesso controlado não ultrapassando o limite de 1/3 da capacidade de lotação, incluindo funcionários, é recomendável receber visitas individuais e previamente agendadas.
Praia: Restrição à permanência de pessoas em espaços públicos de
uso coletivo, como parques, praias e praças, sendo autorizada somente com utilização de máscara e respeito ao distanciamento entre pessoas.
Segue proibido:
Baladas: Permanece proibido o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins nas Regiões de Saúde que apresentem Risco Potencial ALTO (cor amarela). As baladas serão liberadas quando a região atingir o Risco
Potencial Moderado (representado pela cor azul).