Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Deck do Pontal Norte: a realidade que o cartão-postal esconde

O local passa a ficar fechado das 21h às 6h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Deck do Pontal Norte é sem dúvidas um dos lugares mais bonito de Balneário Camboriú. No local a água do mar é clara, a vegetação da Mata Atlântica te aproxima da natureza e consegue te trazer tranquilidade no meio de uma cidade tão agitada. Um verdadeiro paraíso que foi tomado pela criminalidade.

A misteriosa morte do jornalista Mayron Gouvêa no último domingo, 08, no Pontal Norte, inicialmente foi tratada como “arrastamento”, mas após ganhou um novo ponto de vista. De acordo com o delegado Vicente, da Polícia Civil, o laudo cadavérico e a constatação foi morte por afogamento mas que se será investigada as circunstâncias desse afogamento para identificar se ele foi provocado por alguém ou não.

Além disso, a divulgação do caso trouxe à tona um problema conhecido pelos antigos moradores, mas desconhecido para turistas e novos moradores da cidade: o perigo no deck do Pontal Norte no período da noite. O Camboriú News recebeu diversas mensagens revelando a realidade do cartão postal, e optamos por publicá-las, preservando as identidades para não expor vítimas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os relatos, está o de um morador de Camboriú que informou uma tentativa de assalto sofrida no dia 05 de janeiro, às 18h30. “Semana passada estava passeando com minha esposa e dois moleque vieram nos assaltar, sem arma fingindo que tinha arma, dei uma surra nos dois e consegui quebrar o braço de um deles, fui até a Guarda Municipal que é ali no pontal norte, e passei a descrição e eles nem foram atrás dos caras, ao contrário falaram para nós não andar com relógios caros e acessórios chamativos, um absurdo”, contou o homem.

Um outro morador fez um relato bem assustador em relação a uma situação vivida no deck: “É horroroso ir ali a noite, última vez que fui para passear com uns amigos, tivemos que acalmar um cara muito drogado e agitado porque ele queria ‘Comer alguém e depois matar’, exatamente com essas palavras. Fiquei traumatizado e nunca mais fui para aquele lado”.

Uma mãe relatou que o filho pequeno teria sido puxado por dois homens: “Faz algum tempo que não se pode mais passar por ali. Sou de Balneário Camboriú e frequentemente passava por ali, tirar fotos, fazer caminhada. Até que um certo dia passeando com os meus filhos, dois rapazes se aproximaram e iam puxando meu filho pra o lado da mata, graças à Deus não largo nem por um minuto as mãos dos pequenos. Uma vergonha a prefeitura, a Guarda e a PM fazem total vista grossa”, desabafou a mulher.

Um homem citou a tentativa de furto sofrida por sua esposa: “Minha mulher estava andando de bike um dia era umas 18h30 quando saiu um cara do mato e agarrou a bike tentou puxar, ela foi mais forte e conseguiu puxa a bike e ele saiu correndo”.

Mulheres descrevem a presença de tarados no local: “Uma vez fui pela trilha do morro e um cara pulou na nossa frente e abaixou as calças! Voltamos correndo! Mas até tarado tem”, disse uma mulher. Outra conta experienciais vividas no local: “Muitas vezes parei pra sentar nos bancos do caminho e tem muito tarado que se aproxima e não está nem ai se tem gente perto, eles passam a mão mesmo se você moscar”.

Moradores observam a precariedade da manutenção no local, a falta de iluminação e ausência das câmeras de monitoramento: “Além do perigo de ser assaltado, das drogas e de ser um motel durante a noite, as madeiras do deck parecem sem manutenção e a iluminação é precária. Uma pena, pois era uma parte tão bonita da nossa cidade, mas que a gente não pode aproveitar nem durante o dia e muito menos a noite”, contou a moradora. “O deck não tem mais câmeras de segurança como tinha antigamente e a Polícia e Guarda Municipal não fazem rondas ali. Tenho que falar para amigos e familiares que vem visitar para não irem ali, porque está perigoso, tanto em assaltos quanto na própria estrutura das passarelas. Poder público não faz nada, sendo que é um dos lugares mais lindo da praia”, desabafa o morador.

Onde estão as câmeras de segurança?

No dia 28 de abril de 2021, a Prefeitura de Balneário Camboriú instalou 12 câmeras, em seis postes no deck da Barra Norte. Na época da instalação das câmeras, foi divulgado pela prefeitura que o monitoramento das imagens seria feito pela Secretaria de Segurança de Banheiro Camboriú.

Nesta quinta-feira, 12, nossa equipe procurou a prefeitura para questionar sobre essas doze câmeras de monitoramento. O secretário de segurança, Gabriel Castanheira, informou que “hoje temos seis câmeras no Pontal Norte que pertencem a Roda Gigante com livre acesso à secretaria de segurança”.

Quando questionamos sobre as outras seis câmeras divulgadas pela prefeitura em 2021, Castanheira informou que essas câmeras não pertencem à secretaria e que teríamos que pedir tais informações para o T.I. da prefeitura. O contato com o departamento não foi possível, pois a prefeitura não deu qualquer retorno sobre nosso pedido. As câmeras teriam sido furtadas, segundo informação extraoficial que obtivemos, bem como a fiação da iluminação.

Medidas de segurança

Questionado sobre as ações de segurança realizadas no local, o secretário informou que o deck será fechado das 21h às 6h, a partir desta quinta-feira, 12. Ainda de acordo com Castanheira, além dessa medida, operações da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar serão realizadas no deck.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

20 COMENTÁRIOS

  1. Uma vergonha para nossa cidade !
    PM e GM realmente sempre fizeram vistas grosses e a criminalidade no local é muita há vários anos !
    Acorda Sr. Prefeito !
    Hoje temos turistas, mas assim logo irão embora.

    • Infelizmente nossa polícia está ficando deixa. Nem precisava existir se não for pra fazer seu trabalho direito. Tô muito decepcionada com nosso corpo de políciais, militares, exército……..não sei sinceramente pra que eles existem. Ah! Sei sim, PF serve ela prender gente inocente.

  2. Resumo…tanto turistas como moradores ..não frequentem este lugar ..tenho pavor de passar por ali ..já fui vítima de um assédio ..o cara tirou as partes íntimas e as deixou a mostra …

  3. Nos moradores tínhamos que entrar com processo em cima desses órgãos responsáveis e fazer um abaixo assinado pra passar isso para uma empresa particular tomar conta, tudo que é público não funciona ou muito precariamente, não sou eu que falo, os fatos falam por si.

  4. O Prefeito …prefeito? Depois que não conseguiu decolar sua candidatura para governador,broxou de vez.Politico carreirista é assim.Perdeu a carreira perdeu a vontade de brincar de prefeito.Ja o bradok .como era conhecido em Curitiba,percebendo que a cidade esta sem rei,poderia ficar sem lei.

  5. E esse prefeitinho será que é conivente assim como a guarda municipal que fica ali na entrada ??? Sugiro processar os in responsáveis na hora de nós cobrar IPTU isso eles sabem fazer muito bem. IMPEACHMENT para esse prefeitinho

  6. Sou morador a muitos anos desde 1981, é uma parte linda de mais para se fechar e ter restrições de acesso uma cidade como Balneário Camboriú toda estrutura que existe e investimento, considerada muito segura vai começar a limitar pontos turísticos e públicos ao invés de combater e resolver todo esse canário e tem muito mais praia dos amores é refúgio para sexo nas matas acredito que a satisfação em poder passear com sua família seja de dia ou de noite em um lugar lindo como o deck do pontal norte que foi feito exatamente para isso iluminação, camera base de segurança na entrada e rondas que existia isso é o que todos que vem e moram em Balneário Camboriú merecem e limpar a cidade dessa bandidagem e usuários de drogas que esta por toda a praia caindo pelas calçadas e becos e importunando as famílias que passam dia e noite.
    Furtos sem controle de celulares em eventos e bicicletas a todo momento é preciso buscar os receptores também para ajudar nesse controle .
    Registrado minha indignação pois amo nossa cidade e queremos ela saudável para não se tornar no próximo Rio de Janeiro ou São Paulo nas partes afetadas por tudo isso , grato pelo espaço e atenção.

  7. A noite, nenhum lugar é seguro. Muito menos, no deck do pontal norte. Como descreve a matéria, ” junto a mata Atlântica ‘ , ou seja no mato. Eu morava na AV. Osmar de Souza Nunes, ia todos os dias. Jamais à noite .

  8. Lendo os comentários todos bem sensatos por sinal quero dizer que fazer uma manutenção de emergência não consome grande quantia é mais uma decisão e vontade de fazer e mostrar pra sociedade que ainda existe um prefeito e um vice caso contrário a Câmara de vereadores que se mexam e cobrem do executivo pois esse é um de seus papéis.

  9. Falei que esse prefeito é um bolsominion …só quer ostentar ..acabou com. O pontal norte …não está nem aí pr povo ..morto ..assaltado ..estrupadores…tarados …drogados ..brigas …não vejo a hora desse incompetente sair …vazar …vai a Dubai e traz verba para os bombados do jiu-jitsu .educação..saúde Zero ..

  10. O deck é um local de encontros para pessoas praticarem suas aventuras sexuais, é só entrar nas trilhas para ver os preservativos usados e a sujeira que é, falta de segurança , de respeito, uma insanidade mental sem tamanho
    . Mas os rapazes guarda estão mais interessados em posar de galã com seus óculos escuros e barbas alinhadas na av Atlântica, onde não conseguem nem controlar os nóias que perturbam por ali, nem ao menos, instruem as pessoas para não atravessar fora da faixa.
    Se for citar todos os problemas que essa cidade hoje precisaria melhorar, teríamos muito mais denúncias dos moradores. Canais como esse devem ser usados pra isso, balneários Dubai brasileira? só se for Dubai da shopee.

  11. Olha só, nos pagamos pra nao ser atendido pela polícia, tanto militar como a gm,e nem vou comentar da polícia civil, pois pra bater enlouquecidamente em um cachorro morto eles quando vem atender uma ocorrência nao pergunta quem sao as pessoas de bem e logo tratao mau com grosserias e brutalidade. Nao sou a favor de bandidos, mais td tem que ter um controle emocional e um patrao e disciplina.

  12. Irresponsabilidade pura, assim como a limpeza e manutenção, prefeitura, câmara e guardas municipais se isentam e só se preocupam na “arrecadação” , na realidade os dois pontais estão abandonados, poluição do mar e tudo mais, não é assim que cuida de uma cidade que se diz turística

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.