Foi celebrado pela primeira vez nesta terça-feira (23) o Dia Estadual Shurastey e Jesse, instituído pela Lei Estadual 18.617/2023 para celebrar a amizade entre os animais de estimação e seus tutores. A data é uma referência aos viajantes de Balneário Camboriú, Jesse Koz e ao cão Shurastey, que juntos percorriam o continente americano em um Fusca, mas morreram em 23 de maio do ano passado em acidente de carro nos Estados Unidos.
Leia também: Jesse e Shurastey além das memórias: um legado disputado na justiça
Para marcar a data, Susana Kozechen e Felipe Pires Berndt, tia e amigo de Jesse, estiveram nesta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Eles foram recebidos pelo deputado Marcius Machado (PL), autor do projeto que deu origem à lei que instituiu a data.
“A lei tem essa importância de promover essa integração entre o nosso animal de estimação e a nossa família. E o Jesse sempre mostrou isso para a gente”, afirmou Susana. “Essa lei leva essa mensagem importante, que o Jesse sempre levou, na convivência dele com o Shurastey.”
O deputado Marcius Machado afirmou que a data, além de homenagear a dupla, reconhece a importância da relação entre animais e seres humanos. “É uma conexão profunda essa amizade entre bichos e tutores. É algo que nos emociona, e Jesse e Shurastey representam isso.”