18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

MPE pede impugnação de pesquisa contratada pelo idealizador do BC Port

Promotor eleitoral cometeu equívoco ao citar o Camboriú News como divulgador de pesquisa eleitoral irregular

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniAvan recebe reconhecimento nacional de Responsabilidade Social

Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia

Seletivo Especial da UniSociesc acontece no dia 28 de novembro

Os candidatos devem se inscrever através do site unisociesc.com.br/vestibular e os mais bem colocados garantem bolsas de até 100%
Siga-nos no Google News

O Ministério Público Eleitoral, por intermédio do Promotor de Justiça Eleitoral Jean Michel Forest, abriu uma representação eleitoral contra André Guimarães Rodrigues, do BC Port, e a Tática Consultoria Pesquisa Ltda, com o intuito de impugnar a pesquisa eleitoral registrada sob o número SC-05063/2020 e sujeitá-los a uma multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Segundo a representação, a pesquisa “não exibe o número exato de eleitores pesquisados em cada setor censitário na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral”, e ante a ausência das informações exigidas pela legislação, não pode ser considerada registrada.

As irregularidades foram constatadas pelo Conselho Regional de Estatística da 4ª Região que verificou que o conteúdo apresentado pela Tática estava em desconforme em relação às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no tocante à proporção da amostra ou número de entrevistas realizadas em cada bairro, sendo, inclusive, inexistente o detalhamento dos bairros, que deveria constar parâmetros e dados específicos a serem ponderados em relação a cada uma das áreas da pesquisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme especificado pelo Conselho, além do método de realização e registro da pesquisa eleitoral não se harmonizar com as prescrições legais e regulamentares, a mesma permite a distorção do resultado difundido em prejuízo não só aos candidatos como também a própria população.

EQUÍVOCO DO PROMOTOR

Em sua representação, o promotor Jean Michel Forest cometeu equívoco ao citar o portal Camboriú News como divulgador da irregular pesquisa eleitoral. O promotor eleitoral alega que a pesquisa teria sido divulgada pelos sites “DEOLHOBC” e Camboriú News, o que não é verdade. A própria captura de tela anexada ao documento revela que o promotor possivelmente não leu a matéria publicada pelo Camboriú News.

Mencionar o registro da pesquisa é completamente diferente de divulgar o seu resultado. A informação que o Camboriú News trouxe na matéria intitulada “André Guimarães, do BC Port, registrou a primeira pesquisa eleitoral de 2020“, foi de que o empresário registrou na justiça eleitoral a primeira pesquisa de 2020 – fato que é verdadeiro e informação essa que é pública e consta no sistema PesqEle do TSE -, mas não há qualquer divulgação do resultado neste portal como afirma a representação, nem na referida matéria, nem em outra. Sendo assim, não há qualquer influência indevida no pleito da parte do Camboriú News.

Tal equívoco – repercutido pela imprensa local – é danoso à ilibada reputação do portal, que sempre preza pela qualidade da informação, com a devida imparcialidade e responsabilidade do que é publicado e divulgado. O Camboriú News reforça o seu compromisso com a seriedade e comprometimento com a verdade – como o jornalismo não deve deixar de ser.

PUBLICIDADE

Suspeito foge da PM e abandona bicicleta furtada no Monte Alegre

Em consulta ao número de série da bicicleta pelo aplicativo “Bike Registrada”, foi possível identificar o proprietário

Balneário Camboriú registra 31 novos casos de Covid neste sábado

Permanecem em tratamento 1.190 pacientes, sendo 1.151 em domicílio e 39 internados
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

220,542CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!