Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

MPE pede impugnação de pesquisa contratada pelo idealizador do BC Port

Promotor eleitoral cometeu equívoco ao citar o Camboriú News como divulgador de pesquisa eleitoral irregular

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Ministério Público Eleitoral, por intermédio do Promotor de Justiça Eleitoral Jean Michel Forest, abriu uma representação eleitoral contra André Guimarães Rodrigues, do BC Port, e a Tática Consultoria Pesquisa Ltda, com o intuito de impugnar a pesquisa eleitoral registrada sob o número SC-05063/2020 e sujeitá-los a uma multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Segundo a representação, a pesquisa “não exibe o número exato de eleitores pesquisados em cada setor censitário na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral”, e ante a ausência das informações exigidas pela legislação, não pode ser considerada registrada.

As irregularidades foram constatadas pelo Conselho Regional de Estatística da 4ª Região que verificou que o conteúdo apresentado pela Tática estava em desconforme em relação às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no tocante à proporção da amostra ou número de entrevistas realizadas em cada bairro, sendo, inclusive, inexistente o detalhamento dos bairros, que deveria constar parâmetros e dados específicos a serem ponderados em relação a cada uma das áreas da pesquisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme especificado pelo Conselho, além do método de realização e registro da pesquisa eleitoral não se harmonizar com as prescrições legais e regulamentares, a mesma permite a distorção do resultado difundido em prejuízo não só aos candidatos como também a própria população.

EQUÍVOCO DO PROMOTOR

Em sua representação, o promotor Jean Michel Forest cometeu equívoco ao citar o portal Camboriú News como divulgador da irregular pesquisa eleitoral. O promotor eleitoral alega que a pesquisa teria sido divulgada pelos sites “DEOLHOBC” e Camboriú News, o que não é verdade. A própria captura de tela anexada ao documento revela que o promotor possivelmente não leu a matéria publicada pelo Camboriú News.

Mencionar o registro da pesquisa é completamente diferente de divulgar o seu resultado. A informação que o Camboriú News trouxe na matéria intitulada “André Guimarães, do BC Port, registrou a primeira pesquisa eleitoral de 2020“, foi de que o empresário registrou na justiça eleitoral a primeira pesquisa de 2020 – fato que é verdadeiro e informação essa que é pública e consta no sistema PesqEle do TSE -, mas não há qualquer divulgação do resultado neste portal como afirma a representação, nem na referida matéria, nem em outra. Sendo assim, não há qualquer influência indevida no pleito da parte do Camboriú News.

Tal equívoco – repercutido pela imprensa local – é danoso à ilibada reputação do portal, que sempre preza pela qualidade da informação, com a devida imparcialidade e responsabilidade do que é publicado e divulgado. O Camboriú News reforça o seu compromisso com a seriedade e comprometimento com a verdade – como o jornalismo não deve deixar de ser.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.