Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Projeto visa movimentar a cultura de BC no período de pandemia

Uma das ações é a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos da Fundação Cultural para os produtores culturais fazerem lives, podcasts e cursos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Para estimular atividades culturais e geração de renda a artistas no período de pandemia de coronavírus, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança, nesta quarta-feira (13), o projeto Cultura BC Inspira, com ações para reduzir os impactos econômicos que o isolamento social causa no meio cultural.

LEIA TAMBÉM:
Lavação de veículos é multada por jogar espuma no Rio Marambaia

Uma das ações é a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos da Fundação Cultural para os produtores culturais fazerem lives, podcasts e cursos (confira abaixo como será o funcionamento). Também será criado um hotsite para que feirantes, artesãos e artistas em geral possam divulgar seus trabalhos, como se estivessem em uma feira, só que on-line. Além disso, a Fundação Cultural promoverá lives semanais, todas as quartas-feiras, às 20h, nas redes sociais da Prefeitura, com artistas credenciados pelo Município, os quais serão remunerados (saiba abaixo qual será a live desta quarta). O credenciamento é aberto anualmente para a contratação de artistas que vão se apresentar em eventos do poder público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Como os eventos foram cancelados por causa da pandemia, as transmissões ao vivo de espetáculos são uma maneira de movimentar a economia da cultura e levar a arte para a casa das pessoas”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

Outras ações já são feitas pela Fundação Cultural desde abril para minimizar os impactos financeiros da COVID-19, como a distribuição de alimentos para trabalhadores da área cultural e orientação a esses profissionais sobre quais benefícios assistenciais eles podem acessar neste momento de pandemia (saiba mais no fim do texto).

Como vai funcionar o projeto Cultura BC Inspira

Uso do Teatro
Será disponibilizado o Teatro Municipal Bruno Nitz para a gravação de lives, podcasts, cursos, etc, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h (desde que respeitadas as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus). Equipamentos da Fundação Cultural para produção e/ou distribuição de conteúdo digital, assim como técnicos para consultoria em assuntos relacionados à produção ou divulgação de conteúdo digital, também serão colocados à disposição. Para agendar a gravação, é preciso preencher um formulário neste endereço: https://bit.ly/2SV7mXI .

Feira On-line
A Fundação Cultural entrará em contato com os participantes cadastrados e habilitados para as feiras da cultura (feirantes, artesãos, artistas, etc). A Feira On-line será um hotsite dentro do portal da Fundação Cultural (https://culturabc.com.br/). O hotsite exibirá todos os participantes cadastrados e habilitados para as feiras da cultura, classificados pelo tipo de produto vendido. Ao acessar o site, o cliente visualiza todos os produtos ou serviços disponíveis, clica no item desejado e, na página de detalhes, poderá contatar o vendedor diretamente via WhatsApp para combinar a compra, pagamento e entrega dos produtos ou serviços.

Lives
As transmissões ao vivo, que serão feitas no Teatro Municipal Bruno Nitz, visam oportunizar espetáculos artísticos para o público acompanhá-los de casa. A ação recebeu o nome de Cultura BC Live. Para as apresentações, a Fundação Cultural contratará artistas credenciados no Chamamento Público n°002/2019. As lives serão transmitidas às quartas-feiras, das 20h às 20h30, no facebook da Prefeitura de Balneário Camboriú.
A primeira live será nesta quarta-feira (13), com números de dança e música. Estarão no palco do Teatro os bailarinos Júlia Fugazza, Ruan Pessoa e Isadora Berlin, da Escola de Dança Prima Ballerina, de Lise François. Os bailarinos dançarão ao som do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmacio, que executará músicas ao violão, violino e guitarra renascentista.


Ações já em andamento

Apoio ao Artista

Famílias de artistas que enfrentam dificuldades financeiras devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) começaram a receber, dia 4, alimentos arrecadados pela Fundação Cultural.
A distribuição de cestas básicas e de alimentos com proteínas ocorre com o auxílio da Central de Doações e Voluntários da Prefeitura. Recebem os donativos trabalhadores da área da cultura identificados como necessitados em um levantamento que a Fundação Cultural está fazendo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, para diagnosticar os impactos econômicos que a pandemia está causando a esses profissionais em Balneário Camboriú. Para elaborar o diagnóstico, um formulário está sendo enviado a feirantes, artesãos, produtores culturais, músicos e demais artistas de todos os segmentos. No formulário, há perguntas referentes ao que o artista ou produtor cultural deixou de executar devido à pandemia, à queda de renda, ao que está faltando na casa do profissional, entre outras.


Orientações sobre benefícios

Desde o dia 5 de maio, no Teatro Municipal Bruno Nitz, uma assistente social da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social orienta trabalhadores da economia criativa que tiveram queda de receita devido à pandemia de coronavírus. Os atendimentos ocorrem somente nas terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, até 21 de maio. São individuais e direcionados apenas a profissionais cadastrados na Fundação Cultural e residentes em Balneário Camboriú, como artistas, feirantes e artesãos. O objetivo é auxiliar esses trabalhadores com informações sobre quais benefícios assistenciais eles poderão requerer no atual período de crise.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.