Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Surto de sarna em escolas de Balneário Camboriú levanta questões sobre uso de ivermectina

A cidade registra 44 casos de escabiose em quatro escolas diferentes; Médico sanitarista da Secretaria de Saúde afirma que não há evidências diretas do medicamento no aumento dos casos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Balneário Camboriú voltou a ser destaque nacional devido ao surto de sarna humana na rede pública de ensino, com um total de 44 casos identificados. Dos casos registrados, 36 ocorreram no Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, 5 no NEI Rio das Ostras, 2 no NEI Pioneiros e 1 caso no CEM Vereador Santa. Agora, a cidade também está sob escrutínio devido à possível associação deste surto com o uso indiscriminado do medicamento ivermectina durante a pandemia de coronavírus, que fez parte do chamado “kit Covid”.

Contexto do Kit Covid em Balneário Camboriú

Em 2020, o prefeito Fabrício Oliveira gerou polêmica após autorizar os médicos do município a aplicarem o que ele chamava de “protocolo de tratamento precoce do Covid-19”, a medida foi alvo do Ministério Público, através da 6ª Promotoria de Justiça, que ajuizou ação questionando o Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre a decisão do prefeito de alterar o protocolo de tratamento da Covid-19, alegando cunho religioso e ideológico. Após a ação o prefeito se manifestou contando que a mudança no protocolo não era mudança de medicação e sim mudança de procedimentos, como testagem para realizar o tratamento precoce.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Médico Sanitarista Esclarece os Casos de Escabiose e o Uso de Ivermectina

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, Dr. Rodrigo, destacou que não há indícios de que os casos de escabiose estejam ligados ao uso de ivermectina. Ele afirmou: “Em relação à possível associação dos casos de escabiose com o uso de ivermectina para covid-19, a literatura científica sugere uma evidência fraca/moderada de que o ácaro da escabiose possa ter desenvolvido alguma resistência ao longo dos anos.”

Dr. Rodrigo ressaltou que o município sempre respeitou a autonomia dos profissionais médicos e que a transmissão em Balneário Camboriú está restrita a um grupo escolar específico. Ele enfatizou: “Apesar da suspeita de resistência do ácaro à ivermectina, Balneário Camboriú não incentivou o uso dos ‘kits Covid’ e sempre respeitou a autonomia dos profissionais médicos. A transmissão deste parasita na cidade está limitada a um grupo escolar restrito e geograficamente definido.”

O médico também destacou a necessidade de estudos adicionais para esclarecer completamente a relação entre a resistência do parasita e o uso de ivermectina.

Medidas de Contenção e Prevenção

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, está realizando uma verificação minuciosa de possíveis novos casos de escabiose na rede municipal. Os Núcleos de Educação Infantil (NEI) Rio das Ostras e Sementes do Amanhã suspenderam as aulas até o próximo dia 24 de junho para higienização das instalações.

A Secretaria de Educação, em colaboração com a Secretaria de Saúde, elaborou materiais educativos para conscientizar os pais dos alunos e prevenir a propagação da doença, além de continuar orientando e acompanhando os casos nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

Recomendações para a Comunidade Escolar

  • Familiares e pessoas próximas de pacientes diagnosticados devem procurar atendimento médico para tratamento específico.
  • Lavar roupas de cama e banho com água quente.
  • Pacientes diagnosticados devem permanecer em casa durante o tratamento.
  • Manter uma boa higiene das mãos.
  • Manter o ambiente escolar limpo e bem ventilado.
  • Comunicar a escola em caso de diagnóstico confirmado.
  • Limpar objetos manipulados pela criança doente com água e sabão seguido de álcool 70% para evitar contaminação.
  • Permitir o retorno da criança à escola após avaliação da saúde.
  • Comunicar a Unidade Básica de Saúde sobre casos de escabiose.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.